UA-163577615-1 Como levar segurança para o consumidor do setor de doces
top of page

Como levar segurança para o consumidor do setor de doces



Um dos grandes diferenciais da segmentação de doces é oferecer produtos artesanais, ou seja, que não são feitos em grande escala e se destacam pelo sabor diferenciado. Desse modo, as pequenas empresas saem na frente já que tendem a explorar esse nicho e conquistar os consumidores pelo toque caseiro e uso de ingredientes de alta qualidade.

A exposição dos doces é um assunto muito importante, que precisa associar a sofisticação, higiene e principalmente boas condições de conservação dos produtos.


Assim, a busca por melhorias nos padrões de higiene adotados na área de produção, deve ser uma preocupação constante do bom profissional de docerias. Além disso, os cuidados de higiene aplicam-se tanto às pessoas quanto ao local e aos instrumentos de trabalho.


Pensando nisso elaboramos 4 cuidados a serem tomados visando uma produção mais higiênica:


  • Higienização dos equipamentos e utensílios: Os equipamentos e utensílios utilizados na elaboração de alimentos também devem ser limpos e higienizados, seguindo uma sequência da higienização de acordo com a produção;





  • Higiene das mãos: É necessário ter alguns cuidados quanto a higiene pessoal, como por exemplo lavar as mãos antes de iniciar o preparo dos alimentos; depois de usar o banheiro; após tossir, espirar ou assuar o nariz. Quando recolher lixo e outros resíduos; Se tocar em embalagens de produtos como caixas, garrafas, entre outros cuidados



  • Higiene com o uniforme: Devem ser tomados alguns cuidados também com a roupa de trabalho, é importante por exemplo que o uniforme seja de cor clara, bem conservados e limpos; os calçados devem ser fechados, antiderrapantes, em boas condições de higiene e conservação; nenhuma peça do uniforme deve ser lavada dentro da cozinha;




  • Higiene das instalações de trabalho: Manter as instalações limpas e isentas de fontes de contaminação é outro aspecto muito importante de ser observado nos ambientes onde se produz alimentos. A higienização do local de trabalho é de fundamental importância na produção de alimentos de qualidade.



A segurança alimentar é critério de qualidade e os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à adoção dela pelos estabelecimentos alimentícios. Quer saber mais em como aplicar a segurança na sua produção?


Entre em contato conosco, a PROJEQ pode te ajudar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page