UA-163577615-1 POP’s e a Padronização Para Elevar o Nível do Seu Restaurante
top of page

POP’s e a Padronização Para Elevar o Nível do Seu Restaurante

Ao analisarmos as grandes redes de restaurantes, podemos reconhecer um fator fundamental entre elas e que é responsável pelo sucesso desse modelo de negócio: a padronização. Um exemplo é o Mcdonald's - ao comprar um lanche em algum dos 35 mil restaurantes da franquia, seja no Brasil ou no outro lado do planeta, o lanche vai ser preparado da mesma maneira, buscando manter um padrão de sabor, tempo de preparo e tornar satisfatória a experiência do cliente.



Na prática, a padronização está diretamente ligada à organização do ambiente e da produção, que vai alavancar um aumento na produtividade dos funcionários e redução dos custos de produção, que é refletido para o consumidor em um serviço mais eficiente, com padrão de qualidade independente do dia de produção, resultando em uma maior fidelização de clientes.


E agora vai a pergunta: como posso padronizar os processos e otimizar a produção da minha empresa? A resposta são os POP’s – Procedimentos Operacionais Padrão –, documentos técnicos de caráter descritivo, ou seja, ao analisarmos alguma operação, seja essa a limpeza de uma máquina ou a preparação de uma pizza, este documento vai descrever como realizá-la, de forma que, independente de quem esteja realizando a operação, seja possível obter o mesmo resultado.


Para cumprir com sua função, um POP tem que conter algumas informações, são elas:


- Atividade a ser realizada;

- Objetivo da atividade;

- Responsável pela realização da atividade;

- Equipamentos, utensílios e materiais necessários;

- Frequência de realização;

- Descrição dos procedimentos que devem ser seguidos;


Todas essas informações devem estar presentes no documento de forma clara e objetiva, com uma linguagem compreensiva para todos os colaboradores, otimizando o tempo do responsável na realização da atividade.


Um POP que contém as informações citadas anteriormente trará diversos benefícios para o estabelecimento, entre eles:


- Aumento da produtividade;

- Garantia de qualidade;

- Facilidade de capacitação e treinamento dos colaboradores;

- Redução de desperdícios;

- Redução de falhas de comunicação e acidentes;

- Maior fidelização dos clientes.


Ainda é importante salientar que o procedimento operacional padrão é citado na RDC 216 da ANVISA, e, de acordo com essa resolução, estabelecimentos que manipulam, preparam, armazenam, distribuem e transportam alimentos são obrigados a elaborar POP’s relacionados à higienização das instalações, higienização dos equipamentos, controle de vetores e pragas e higiene e saúde dos colaboradores. Esses procedimentos são obrigatórios para a garantia da saúde do consumidor e dos colaboradores, mas também se faz necessário a padronização dos processos de produção, para que sua cozinha trabalhe de forma otimizada e com um alto padrão, a fim de alcançar os benefícios já citados.


Dessa forma, vimos que a padronização é um fator característico e fundamental nos restaurantes de alto padrão. Você quer levar seu restaurante para outro nível com a implementação dos POP’s, mas não sabe como fazer isso? A PROJEQ pode te ajudar. Pode nos mandar uma mensagem que marcamos uma reunião gratuita para conversarmos melhor.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page