UA-163577615-1 Implementação de Boas Práticas de Fabricação no setor de panificação. Por onde começar?
top of page

Implementação de Boas Práticas de Fabricação no setor de panificação. Por onde começar?



De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), o setor de panificação, que vem sendo destaque de desenvolvimento no Brasil nos últimos anos, movimentou cerca de R$ 92.63 bilhões em 2018, atingindo um índice de crescimento de 2,81% se comparado ao faturamento do ano anterior. Atualmente, esse campo se encontra como o segundo maior em alimentos prontos e entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira, atendendo diariamente cerca de 44 milhões de brasileiros.


Dentro da esfera comercial de manipulação de alimentos, a qualidade dos produtos deixou de ser veiculada apenas ao âmbito competitivo e se tornou necessária para a sua comercialização. Segundo a PROPAN atualmente existem no Brasil cerca de 63 mil estabelecimentos integrados ao setor de pães, com isso, a necessidade de entregar mercadoria de boa qualidade e apresentar um diferencial em sua produção se tornou requisito determinante para a consolidação da empresa no mercado atual. Nesse contexto, a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) entram como alternativa para suprir os padrões de qualidade clamados pelo comercio.


  • Quer entender do que se trata as Boas Práticas de Fabricação (BPF)? Confira!


As Boas Práticas se apresentam como conjunto de normas e procedimentos empregadas em produtos e processos com o objetivo da promoção e da garantia da segurança do alimento dentro do sistema de gestão de qualidade. Ou seja, além de promover a garantia da qualidade sanitária e a conformidade dos produtos de acordo com os regulamentos técnicos da legislação, ela estabelece diretrizes que normalizam e definem procedimentos e métodos que direcionam a fabricação de um produto ou a execução de um serviço.




  • Qual a importância da implementação das Boas Práticas no setor de panificação?


Em 2005, a organização mundial da saúde informou que cerca de 60% das doenças de origem alimentar são toxinfecções alimentares, isso acontece, principalmente, devido à falta de manejo na hora do processo de manipulação dos alimentos, falta de higiene na hora da preparação e matérias-primas contaminadas.


Diante desse cenário, é importante que no ramo da panificação aspectos relacionados às melhorias dos processos e cuidados especiais sejam observados em todas as etapas de produção, de forma que se possa eliminar riscos de contaminação física, química e biológica aos quais os alimentos estão sujeitos. E é aí que entra a implementação do método das boas práticas!




De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), atualmente as padarias oferecem diferentes tipos de serviços, como pizzaria, restaurantes, produtos de conveniência, entre outros. Diante da nova gama de serviços e alimentos, a legislação recomenda que em estabelecimentos que envolvem processos alimentícios, como as panificadoras, os profissionais responsáveis utilizem do método de boas práticas para que assim possam oferecer produtos de qualidade ao mercado.


Do ponto de vista higiênico-sanitário, devido à falta de planejamento adequado, as panificadoras no Brasil acabam que não considerando fatores importantes para o seu processo produtivo, como por exemplo algumas exigências técnicas ambientais, e até mesmo em se tratando do seu espaço físico comercial: A maioria das casas comerciais executam atividades distintas dividindo o mesmo espaço físico, que acaba se tornando insuficiente para tantos serviços.



Vale salientar ainda que nos últimos anos as visitas da Vigilância Sanitária a estabelecimentos comerciais tornaram-se mais frequentes. Segundo dados da Secretária Municipal de Saúde, na cidade de Belo Horizonte o número de visitas aumentou em 31%. Esse aumento deve-se principalmente devido a cada ano o consumidor se tornar mais rigoroso e exigente quanto a manipulação e comercialização do setor alimentício. Atualmente, o cliente acaba que percebendo com mais facilidade os fatores que influenciam na qualidade do produto, muitas vezes deixando de adquiri-lo por causa de erros decorrente dos processos de produção. Na panificação, a qualidade se refere a todos os parâmetros que se relacionam ou podem comprometer de alguma forma o processo de produção, parâmetros esses que vão desde a matéria-prima e produção, até o transporte e comercialização da mercadoria.


Por isso, é imprescindível a utilização das Boas práticas de Fabricação no senário industrial responsável pelo segmento do comercio de pães, já que através dela é possível prover a melhora nas condições de trabalho expostas aos manipuladores e o próprio processo produtivo.


Quer entender como a PROJEQ pode te ajudar na implementação das Boas Práticas de Fabricação no seu negócio? É só deixar a sua mensagem que a nossa equipe de consultores

entrará em contato!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page