UA-163577615-1

5 Ferramentas para Ajudar o Empreendedor


Segundo pesquisa do SEBRAE, em 2019 o Brasil chegou à marca de mais de 9 milhões de microempreendedores individuais (MEI), além de constatar que as micro e pequenas empresas do país são responsáveis por 27% do PIB brasileiro. Esses números nos mostram que o empreendedorismo no Brasil vem se desenvolvendo e crescendo a cada ano.


Quando um empreendedor inicia seu próprio negócio, ele está investindo no seu sonho. Apostando em uma ideia que aos poucos foi ganhando forma até que com bastante trabalho se torna em uma empresa. Mas ao tirar seu sonho do papel o empreendedor se depara com inúmeros desafios que requerem muito jogo de cintura, coragem e principalmente conhecimento sobre o mercado e sobre seu produto ou serviço. Conhecimento em gestão e administração podem ajudar o empreendedor na hora de fazer um planejamento para sua empresa. Saber seu nicho de mercado é de extrema importância para que as estratégias que foram elaboradas pelo empreendedor tenham resultados e contribuam para o crescimento da companhia.


Para ajudar na otimização da administração do seu negócio, a PROJEQ elaborou 5 dicas de ferramentas e serviços que podem ser úteis e mudar o rumo da sua empresa, ajudando-a a se destacar no mercado. Confira abaixo as dicas que podem tornar seu trabalho de empreendedor mais fácil!


1 - Procedimento Operacional Padrão ou POP


Quando se oferta um produto ao público, o empreendedor tem que assegurar que ele siga um padrão, ou seja, assegurar-se que o produto distribuído tenha um padrão de qualidade e de resultados consistentes. Padronizar processos de produção é uma forma de garantir a entrega de resultados dentro de um modelo de qualidade.


O POP ou Procedimento Operacional Padrão é um documento que estabelece de forma detalhada o processo a ser seguido durante a produção, informando todos os materiais a serem utilizados, cuidados a serem tomados, etc.


2 - 5S

O 5S é uma ferramenta que ajuda na implementação de uma cultura de organização, ajudando no processo e gerando oportunidades de melhoria. Seu objetivo é reduzir o desperdício de recursos e espaços de modo que irá aumentar sua eficiência operacional.


Essa metodologia é de origem japonesa, onde cada S tem o seu significado específico, permitindo desenvolver uma dinâmica funcional mais efetiva e tendo como benefícios melhoria na qualidade geral da produção, redução de desperdícios, otimização do tempo, entre outros.


3 - Controle de estoque


Uma gestão eficiente do estoque de uma empresa é essencial para o seu sucesso, porém ainda é um fator frequentemente negligenciado por seus administradores, muitas vezes por não terem um conhecimento sobre a organização.


Com esse controle é possível manter um monitoramento de todo produto armazenado, garantindo que as demandas da empresa sejam satisfeitas sem a geração de excessos de estoque que podem ocasionar em prejuízos para a companhia. É importante enxergar que mercadorias sem giro representam capital parado, que afeta diretamente no rendimento do empreendimento.


4 - Gerenciamento de Processos de Negócios ou BPM


Toda empresa possui um ritmo produtivo próprio gerado pela demanda do seu consumidor, porém quando não se possui uma metodologia para o curso da produção, criar uma ordem para a execução de atividades é praticamente impossível gerando assim prejuízos de tempo, matéria-prima e mão de obra ao empreendedor.


O gerenciamento de Processos de Negócios ou BPM tem a finalidade de otimizar a produção de forma que se adapte as necessidades da empresa, mapeando todo o processo produtivo possibilitando ao empreendedor enxergar com mais clareza sua produção e observar rapidamente pontos de melhoria permitindo implementar melhorias de forma organizada, gerenciada e lucrativa.


5 - Planilha de controle de custos

Ter um controle dos custos do seu estabelecimento é essencial para o seu sucesso. Manter uma administração financeira do seu negócio permitirá que o empreendedor acompanhe os lucros obtidos em diferentes períodos de tempo, acompanhando assim o crescimento da empresa.


A partir do controle de custos é possível acompanhar todas as movimentações de entradas e saídas do caixa da companhia, além de observar se a empresa está tendo gastos excessivos no seu funcionando, facilitando o trabalho do empreendedor na hora de encontrar a fonte do problema de forma a solucioná-la rapidamente.


A jornada do empreendedor conta com inúmeros desafios pelo caminho, mas podemos observar ao longo desse conteúdo 5 ferramentas de tornar seu trabalho organizado e consequentemente mais lucrativo. Melhorar a produtividade é garantir que todos os recursos dispostos no estabelecimento serão usados de forma eficiente. Obter o conhecimento para realizar tarefas de forma mais produtiva é um dos trabalhos do empreendedor, porém muitas vezes esse conhecimento pode ser difícil de chegar àqueles que necessitam.


Ficou interessado ou tem dúvida sobre alguma das ferramentas de otimização e quer colocá-las em prática no seu estabelecimento? A PROJEQ pode te ajudar a implementá-las em seu estabelecimento!

Entre em contato com a PROJEQ é dê o passo que falta para transformar seu negócio!

CONTATO

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

UFPB Campus I, Castelo Branco, João Pessoa-PB, +55 83 8206-1669- contato@ejprojeq.com

CNPJ: 23793980000122