UA-163577615-1 Dicas Para Melhorar a Gestão de Processos do Seu Supermercado
top of page

Dicas Para Melhorar a Gestão de Processos do Seu Supermercado

Com a situação atual de crise econômica que estamos vivenciando, não é uma tarefa fácil gerir um supermercado. Muitas vezes, eles não possuem uma estrutura e organização adequada, o que reflete negativamente na imagem do estabelecimento, que não consegue prestar um atendimento eficaz e uma boa experiência aos clientes. Porém, com uma administração e uma gestão de qualidade, os problemas encontrados podem ser solucionados, e, consequentemente, fazer o seu estabelecimento alavancar e alcançar o sucesso.

Pensando nisso, foram separadas valiosas dicas que poderão auxiliar nessa caminhada:

  • Organize a sua mercadoria, desde a parte do gerenciamento e administração, até a parte de como os produtos são ordenados. Separe os itens de acordo com o seguimento, a partir de corredores sinalizados para os diferentes produtos, como bolachas, artigos voltados para higiene pessoal, produtos de limpeza, entre outros. Dessa forma, o cliente irá encontrar com facilidade os produtos desejados.

  • É importante entender o fluxo de mercadorias e as demandas do estabelecimento para compreender as necessidades dos consumidores, e, assim, ter uma base na hora de repor o estoque, fazendo com que não ocorra prejuízo ao supermercado. Isso pode ser feito por meio do controle e registro do fluxo de mercadorias.

  • Controle e registre o fluxo de mercadorias. É indispensável ter o equilíbrio entre esses dois pontos para que não ocorra a falta ou o excesso de algum produto. Isso pode ser feito pelo controle de todos os processos realizados com os itens que fazem parte do inventário, envolvendo desde o registro de entradas e saídas, passando por movimentações dentro do próprio estoque, até trocas e devoluções.

  • Adote um sistema eficaz para diminuir as perdas e desperdícios, incluindo revisões de rotinas no manuseio das mercadorias, checagem da integridade das embalagens e vistorias de datas de vencimento dos produtos. Além disso, para os produtos que estiverem próximos da data de validade, vale a pena fazer uma promoção ou vendê-los com um bom desconto, deixando o cliente satisfeito e reduzindo a perda total do produto, caso chegue ao seu vencimento e não tenha sido vendido.

  • Criação de novos serviços como: compras digitais para retirada na loja e delivery de compras. Assim você pode ampliar o seu empreendimento e vender cada vez mais. É necessário que se tenha um planejamento e gerenciamento de processos para que o serviço possa fluir de modo mais eficaz, evitando problemas de logística tanto nas etapas de separação como na entrega dos produtos.

  • Para auxiliar no gerenciamento e otimização de processos, é necessário que o supermercado tenha uma boa preparação organizacional. Desta forma, o empreendedor pode contar com a ajuda de uma empresa especializada em controle de processos, que ajude na identificação de problemas e traga melhorias no fluxo de trabalho, aumentando a eficiência produtiva e a lucratividade.

Ficou curioso? A PROJEQ pode te ajudar, basta mandar uma mensagem e agendar uma reunião gratuita.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page