UA-163577615-1 Setor Alimentício: Por Que o Meu Empreendimento Não Cresce?
top of page

Setor Alimentício: Por Que o Meu Empreendimento Não Cresce?

Expandir e aumentar a lucratividade é o sonho de muitos empreendedores, não é mesmo? Crescer a marca, atingir um público cada vez maior, fidelizar clientes e poder, de fato, ver que o negócio vai bem. Mas como é possível identificar os pontos em que o estabelecimento precisa melhorar até chegar ao tão idealizado sucesso da marca? Existe uma série de fatores que influenciam no destaque e instigam o crescimento da popularidade, indo desde a experiência do cliente no atendimento até a qualidade do produto entregue.


São três os pilares que primordialmente chamam a atenção de um consumidor: valor, qualidade e diferencial. Claramente, valores mais baixos atraem o cliente, principalmente na fase atual do país (Com 67% dos reajustes salariais abaixo da inflação, poder de compra do brasileiro despenca - InfoMoney), mas como é possível propor bons “descontos” tornando o produto mais competitivo no mercado e ainda assim garantir lucros satisfatórios? Tudo isso vai de acordo com estudos de viabilidade e mapeamento, com o intuito de padronizar e determinar a maneira certa e profissional de otimizar gastos de produção, sem afetar o produto final e assegurando uma boa rentabilidade.



Já no que diz respeito à qualidade de um produto, vai desde o estoque até a casa do cliente. Há uma série de normas estabelecidas pela Anvisa que determinam rigorosamente o que é conforme e inconforme, quer seja no armazenamento dos ingredientes ou no local de produção: processos, colaboradores, ambiente, equipamentos e utensílios. Um bom alimento é aquele que imprescindivelmente apresenta qualidade e processos muito bem executados durante sua cadeia produtiva, podendo assim garantir que o consumo é seguro a quem quer que seja e em qualquer que seja o momento da produção.


Outro ponto que é agregado são os famosos Deliverys, onde é necessário estar atento e controlar o processo, visto que são diversas as variáveis que podem vir a afetar a qualidade do alimento, como a forma de embalo/apresentação, o transporte e o tempo de entrega, que influenciam diretamente na imagem do estabelecimento.


O que é mais necessário destacar: o melhor sabor, a apresentação, ou quem sabe o diferencial oferecido? Todos são de suma importância, entretanto a ideia de inovar atrai públicos em ascensão. Alimentos veganos, vegetarianos, sem açúcar, glúten ou lactose são dispostos normalmente em lugares designados a esta culinária em específico, restringindo assim o público consumidor a tais ambientes. Ao englobar essas “atualizações” ao menu, os empreendimentos tendem a atrair não apenas o público-alvo mas também quem os acompanha, gerando um ambiente agradável que possibilita diferentes paladares frequentarem o mesmo local, se tornando um destaque que une o normal ao restritivo.


O crescimento é um processo escalonado, que requer assertividade para poupar esforços e gastos. Você se interessou, mas não sabe como fazer? A PROJEQ pode te ajudar. Venha saber mais sobre essas e outras formas de se destacar no mercado, é só mandar uma mensagem que marcamos uma reunião gratuita para explicar mais.


bottom of page