UA-163577615-1 Otimização: Ferramentas de qualidade na indústria de alimentos
top of page

Otimização: Ferramentas de qualidade na indústria de alimentos

O mercado de alimentos tem crescido cada vez mais e com tanta competitividade, a preocupação com a qualidade do processo e do produto final é crescente. Neste cenário, o setor da qualidade mostra-se de extrema importância e o sistema de gestão da qualidade cada vez mais estratégico.


As inovações tecnológicas fizeram com que as necessidades dos clientes se transformassem. Com essa mudança, as empresas viram a necessidade da evolução. A competição do mercado exigiu das organizações mudanças nos seus processos de produção e de gestão, para que assim as mesmas se mantivessem inseridas no mercado.


Novas estratégias e planos de ação foram necessários para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Apesar da evolução tecnológica, o princípio da qualidade segue o mesmo: a busca pela melhoria contínua para atender as expectativas e necessidades dos clientes. E aí que entram as famosas ferramentas de qualidade!


As ferramentas da qualidade são usadas para que a empresa possa se assegura de que seus processos entregam o valor que seus clientes (internos e externos) esperam dos produtos e serviços oferecidos. Trata-se de um conjunto de técnicas de gerenciamento usadas para se analisar, medir, encontrar problemas e achar soluções em processos de negócios.


3 Ferramentas de qualidade que vão colaborar com seu sistema de gestão:


5s


O 5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.

A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S:


· Seiri – Senso de utilização

· Seiton – Senso de organização

· Seiso – Senso de limpeza

· Seiketsu – Senso de padronização

· Shitsuke – Senso de disciplina.


Mapeamento de processos: BPM


Um mapa de processos é uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Ele mostra quem e o que está envolvido em um processo e pode ser usado em qualquer empresa ou organização, revelando áreas onde um determinado processo deve ser melhorado.


Ferramenta da qualidade PDCA


Usada na melhoria de processos, é uma das mais tradicionais ferramentas da qualidade, devido a sua efetividade.

PDCA significa:

  • Planejar

  • Fazer (do, em inglês)

  • Checar

  • Agir

Trata-se de uma metodologia. Uma técnica de gestão interativa que consiste justamente nestes quatro passos, e que tem como objetivo melhorar os processos e os produtos de forma contínua.


Como a PROJEQ pode te ajudar?


Neste cenário de transformações envolvendo a qualidade, podemos citar o monitoramento dos processos em tempo real e a otimização da tomada de decisão como grandes mudanças trazidas por esta nova Era da qualidade. Nós da PROJEQ prezamos muito pela gestão da qualidade e a otimização de processos e buscamos sempre capacitar nossos membros e clientes a fim de alcançar melhores resultados em seus processos.


E você, ta querendo melhorar o gerenciamento da sua empresa e não sabe por onde começar, entra em contato agora com a gente e marque já o seu diagnóstico totalmente gratuito! Estamos te esperando.



2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page