UA-163577615-1

Como a metodologia 5s pode atuar melhorando processos na pandemia

Por causa das mudanças no sistema de mercado ocasionados pelo agravamento da pandemia, empresas estão sempre buscando novas formas de se organizar, preservando a saúde e a segurança do trabalhador e descartando custos desnecessários. Para isso, muitas optam por adequar seus processos através de ferramentas e metodologias, partindo dos entendimentos de seus conceitos e ações até a sua implementação na cultura organizacional do seu negócio.



A metodologia 5s, também conhecido como Sistema dos 5 Sensos, tem seu nome vindo de expressões japonesas utilizadas para identificar cada um dos princípios que o compõem, que são: Senso de organização, utilização, limpeza, padronização, autodisciplina. Com a pandemia, muitos estabelecimentos tiveram que fechar suas portas devido à falta de estratégias que ajudassem no levantamento das suas vendas, com o 5s, que é uma metodologia com foco muito além da gestão, essas empresas poderiam buscar caminhos que otimizassem seus processos e pudessem torna-los mais eficientes sem descartar a segurança dos seus funcionários.




A seguir, separarmos alguns exemplos de como o 5s pode atuar em diversos setores do mercado, melhorando processos e tornando-os mais seguros nesse período de crise:


5S em Hospitais:


Com a crise do corona vírus, os hospitais tem ficado cada vez mais lotados, dificultando seus processos internos de gestão. O estado de alarme dos hospitais pode ser melhorado pela metodologia 5S, inserida no pensamento lean. Por isso, durante essa crise do corona vírus, alguns hospitais brasileiros estão aplicando esta metodologia, empregando-a, por exemplo, na organização do fluxo de pacientes, separando-os de acordo com a emergência e gravidade ainda na sala de espera. Isso não só reduz o tempo de atendimento, como também faz com que o paciente se sinta mais bem cuidado ao invés de ficar sentado na sala de espera por horas. Além disso, a organização dos pacientes desde a sala de espera evita o contágio do vírus a outros pacientes.


5S em Setor alimentício:


O setor alimentício tem sido um dos mais prejudicados devido o agravamento da pandemia. Com o fechamento do comercio, muitos estabelecimentos tiveram que fechar suas portas devido à falta de estratégias para tocarem seus negócios, como já foi falado anteriormente. Com a metodologia 5s, os processos internos de restaurantes, por exemplo, poderiam ser otimizados e padronizados, desde a chegada do pedido até a entrega. E como isso seria feito? Muitas vezes o sistema de delivery de um comércio não é bem estruturado ou até mesmo seu fluxo de produção, o 5s entraria mapeando como ocorre o operacional daquela empresa e mostrando como reduzir custos e diminuir tempo de produção através dos seus sensos e até mesmo viabilizando uma forma mais eficiente de delivery.


Como a PROJEQ pode te ajudar?


Antes da definição de um plano de ação de implantação de um sistema de 5S, é necessário realizar um diagnóstico da atual condição das atividades de um setor, seus principais gargalos, desde que relacionados ao ambiente de trabalho e que possam ser resolvidos com a implementação de um melhor sistema de organização.


Acompanhando seus processos, pode-se perceber prováveis gargalos que possa estar fazendo em função de algum desvio, buscando-se o melhor caminho a ser tomado, ou da distribuição de recursos no ambiente de uma forma que esteja tornando sua atividade menos eficiente, como por exemplo, organizar o layout de uma cozinha que por causa da falta de planejamento dificulta o operacional da produção de seu negócio.


Ficou interessado? Quer acabar com os problemas organizacionais dentro da sua empresa? Corre e entre em contato com a PROJEQ e marque agora seu diagnóstico gratuito! Estamos aqui para te ajudar!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

UFPB Campus I, Castelo Branco, João Pessoa-PB, +55 83 8206-1669- contato@ejprojeq.com

CNPJ: 23793980000122