UA-163577615-1
top of page

Como Preparar Seu Restaurante Para O Dia dos Namorados

No Brasil, o dia dos namorados é uma data com origem comercial, celebrada no dia 12 de junho, por dois motivos principais: a data é véspera do dia de Santo Antônio, considerado pela tradição como "casamenteiro" e, além disso, há a super vantagem de aquecer as vendas em um mês menos movimentado no comércio. A ideia surgiu em 1949, pelo publicitário João Dória, e desde então o dia dos namorados está entre as 5 melhores datas para o comércio brasileiro. Por isso, é importante se organizar para atender a alta demanda de clientes no seu estabelecimento.


No primeiro ano de pandemia, os restaurantes se mantiveram fechados por meses, por não serem considerados um serviço essencial, e voltaram a funcionar com várias restrições, inclusive na quantidade de pessoas. Por causa disso, muitos casais optaram por passar essa data em casa, preparando um jantar caseiro. No entanto, no ano de 2022, com a flexibilização do funcionamento desse setor, é previsto que haja intenso fluxo nos restaurantes. Sendo assim, o que você, empreendedor, deve fazer para preparar seu estabelecimento e aproveitar a oportunidade para aumentar seus lucros e clientela? Gerir seus processos!


Para comportar a quantidade máxima de pessoas no seu espaço físico, é essencial estar atento à disposição das mesas. Alguns grupos de amigos gostam de comemorar essa ocasião juntos, então é interessante que além da mesa para dois sejam instaladas mesas maiores, que consigam comportar pelo menos até três casais, sem que isso impeça que haja fluidez no interior do local. O planejamento de layout se apresenta como solução neste caso, um layout bem projetado proporciona aumento da eficiência do fluxo de comunicação entre as atividades da sua empresa. Além disso, otimiza a utilização da área disponível, tornando o fluxo de trabalho mais eficiente e econômico para a gestão do seu negócio.


Nessa perspectiva, vemos também que é fundamental otimizar o tempo e a qualidade do serviço oferecido. Devido à lotação, os pedidos podem demorar bastante para serem concluídos, especialmente se não houver organização nas etapas de preparação, ou no setor administrativo em geral. Por isso, vê-se a necessidade de mapear os processos do restaurante através do BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), que traz a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e os processos possam ser gerenciados, melhorando a comunicação entre as áreas, aumentando a produtividade e reduzindo os desperdícios como um todo.

Já entendemos a importância em otimizar a área e os processos do seu estabelecimento, agora, que tal inovar? O mercado está cada vez mais exigente e competitivo, para acompanhá-lo é preciso se reinventar, e uma forma de fazer isso é desenvolvendo novos produtos. Para o dia dos namorados podem ser criados pratos exclusivos, com proposta de sabor e formato que tendem a fazer sucesso na data, um exemplo disso é o suflê de chocolate preparado em formato de coração.



Além de criar um menu exclusivo, você pode padronizar a produção desses pratos através do POP (Procedimento Operacional Padrão). Seguindo essa lógica, outro método que pode aumentar seus lucros e expandir seu negócio é a criação de kits de jantar romântico que têm a possibilidade de serem enviados por delivery, para aqueles casais que ainda vão optar por comemorar essa data no aconchego dos seus lares, mas não possuem tempo ou talento para preparar um jantar requintado. Tudo isso, além de aumentar o reconhecimento do seu restaurante, tornará a ocasião ainda mais especial para os apaixonados.


Você pretende colocar essas dicas em prática, mas não sabe por onde começar? A PROJEQ está pronta para te ajudar. Oferecemos todos os serviços citados, para preparar e alavancar seu negócio, basta enviar uma mensagem e marcar seu diagnóstico gratuito!


Kommentare


bottom of page