UA-163577615-1 Como a Análise e Tratamento de Água influenciam na Indústria de Cosméticos
top of page

Como a Análise e Tratamento de Água influenciam na Indústria de Cosméticos

Segundo um diagnóstico feito pelo SEBRAE, a necessidade de água pura para fabricação de cosméticos é indispensável. A água é responsável por melhorar a eficiência ou inibir a ação do cosmético em até 50%. Além disso, é um dos principais componentes existentes na formulação do produto, podendo chegar a 90% da sua composição total. Contudo, um dos maiores problemas encontrados na indústria cosmética é a necessidade de água pura em pequena ou grande quantidade.


Mas, o que parece apenas um detalhe na formulação, pode ser o grande segredo para o sucesso nesse setor. A água ideal para produção de cosméticos naturais deve ser “pura" (ou seja, sem nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio), diferente da potável, por exemplo, que apesar de ser ideal para consumo, contém uma série de componentes químicos e contaminantes microbiológicos, tratar essa água é fundamental para eliminar ou diminuir esses constituintes, que podem causar efeitos adversos na formulação, como contaminação, oxidação e alteração de cor.



De acordo com os padrões farmacêuticos, existem 3 sistemas de geração de água para indústria de cosméticos:


I. Osmose reversa duplo passo


Nesse sistema, obtém-se a água com alto grau de físico-químico e microbiológico. É indicado para tratar água de rede ou poço com alta salinidade inicial, onde os purificadores de um passo não conseguem fornecer água dentro dos padrões desejados.


II. Osmose reversa simples passo + eletrodeionização


A água com pré-tratamento alimenta um módulo de osmose reversa e, em seguida, um módulo de eletrodeionização dá a qualidade requerida para a água. Esse sistema utiliza baixo consumo de energia e elimina a necessidade de produtos químicos caros e inseguros usados ​​nos filtros de água de troca iônica convencionais.


III. Deionização


Este sistema é composto de um módulo de resinas catiônicas, seguido de um módulo de resinas aniônicas. Há casos em que é preciso usar um terceiro módulo com resinas mistas para dar um polimento final à água. É a tecnologia mais eficaz para remoção de sais inorgânicos dissolvidos.


Após feita escolha do sistema, são necessários alguns cuidados com a água:


1. Pré-tratamento


Considerado o ponto chave do processo, o pré-tratamento é importante para eliminar contaminantes que podem prejudicar a performance e a vida útil do sistema de purificação. Ademais, é válido ressaltar que ao menos uma vez anualmente devem ser feitas análises de água de entrada, que por conta das condições climáticas naturais de um ano para o outro, podem haver variações em sua qualidade.


2. Limpeza


Deve ser feita com produtos à base de ácido peracético e peróxido de hidrogênio. Também é utilizado ozônio, temperatura, hipoclorito de sódio, glutaraldeído, sendo assim é necessário rigidez na limpeza e sanitização do sistema de purificação de água.


3. Estocagem ou armazenamento


Normalmente a estocagem da água é feita em tanque de aço inox 316L, com superfície interna eletro-polida e índice de rugosidade menor do que 0,6 μm, com sanitizações contínuas por introdução de ozônio e ultravioleta. Isso evita a formação de biofilme (são um conjunto de micro-organismos emaranhados em uma matriz de polímero orgânico que estão aderidos a uma superfície), diminuindo o tempo com paradas de produção e o desperdício de água de enxágue. Há especialistas que afirmam que o tempo de estocagem de água, independentemente do modo de sanitização, não deve ultrapassar 72 horas. Também é recomendável evitar que a água fique estagnada para evitar a proliferação de bactérias.



Sendo assim, fazer análises periódicas da água utilizada na indústria cosmética é uma excelente escolha para quem quer obter melhores resultados e entregar ao mercado produtos de excelência. As análises podem ser físico-químicas e microbiológicas, dependendo da necessidade de cada produto.


Ficou curioso sobre como realizar a análise e tratamento adequado da água para aumentar a eficácia dos seus cosméticos? Marque seu diagnóstico grátis com a PROJEQ, nós podemos te ajudar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page