UA-163577615-1 A importância da análise e do tratamento de água
top of page

A importância da análise e do tratamento de água

O Tratamento de água são procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que a mesma fique em condições adequadas para o consumo humano, animal e vegetal, ou seja, para que a água se torne potável. E para isso ocorrer, são feitas análises laboratoriais para determinar os parâmetros necessários à água analisada. O processo de tratamento de água evita contaminações e transmissão de doenças e é muito requisitado por estabelecimentos alimentícios, estabelecimentos fabricantes de saneantes, controle sanitário público, entre outros.


Geralmente, o tratamento de água passa por etapas como desinfecção, filtração, decantação, floculação, captação, porém, quando nenhuma dessas formas são efetivas, pode-se implantar diferentes métodos para o auxiliar o processo de tratamento.



A análise de água é essencial para a população, para a indústria e para a agricultura, existindo padrões de exigências de qualidade da água para esses meios. Os componentes e parâmetros da água influenciam o tratamento que será realizado, ou seja, os processos de tratamento e análise de água devem ser adaptados de acordo com seu uso. A Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, por exemplo, determina os padrões de qualidade a serem seguidos, outros padrões também são exigidos pelos órgãos de controle ambiental. Como muitas empresas e indústrias utilizam meios próprios de fontes de água, é muito importante estar atento a legislação!


São vários os meios onde são coletadas as amostras de águas para a análise e para o tratamento, como lagos, rios, açudes, adutoras, poços, fontes, piscinas, cisternas, água de uso industrial e água de sistema de distribuição. Com as análises pode-se identificar microrganismos indesejáveis, ou seja, pequenos seres vivos que causam malefícios a saúde humana, também pode-se identificar substâncias e/ou elementos que em excesso podem causar sérios problemas à saúde. Isso é um alerta, pois agrotóxicos, metais pesados e substâncias que imitam hormônios podem estar na água que consumimos.


Quando se fala em análise e tratamento de água, existe uma preocupação por trás disso tudo, sendo a contaminação fecal um dos maiores riscos para a nossa saúde, por essa razão, é muito importante a análise microbiológica, assim como outras análises. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, são utilizados um equivalente a US$2,7 bilhões por ano em tratamento de doenças transmitidas por águas contaminadas.


Podemos observar todos os impactos positivos da análise e tratamento de água em sua empresa. Ficou interessado em saber mais sobre soluções na área de análises e tratamento de água e a adequação à legislação? Então entre já em contato com a PROJEQ e fique por dentro do assunto!


bottom of page