UA-163577615-1 OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS PARA REDUZIR CUSTOS NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
top of page

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS PARA REDUZIR CUSTOS NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS


Com o passar dos anos, o crescimento exponencial da concorrência no mundo dos negócios tanto no fornecimento de produtos quando na prestação de serviços, fez com que as empresas se atentassem a ter um constante diferencial competitivo afim de conquistar clientes e agregar valor à organização. Portanto, melhorar e aprimorar os processos se tornou um ponto chave para o sucesso

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), há no Brasil 2,6 mil empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), em que 20 delas são de grande porte. Nesse setor, a redução de custos como forma de melhoria e aprimoramento é um dos maiores desafios, não se trata de apenas eliminar gastos. É preciso identificar possíveis gargalos e optar por medidas para otimizar processos.

A otimização de processos é sinônimo de evitar desvios, uma saída que as empresas usam para se destacar dos concorrentes.


REDUÇÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS


Em 2016, A indústria de cosméticos voltou a crescer com vendas de R$ 102,2 bilhões, segundo a ABIHPEC. O índice de crescimento médio desse setor chegou em 10,5%, em relação aos últimos 10 anos.

A complexidade operacional e as particularidades do mundo dos negócios exige que esse setor demande uma alta atenção para os processos. A otimização dos processos é uma forma de alavancar os resultados da organização evitando transtornos e prejuízos. Porém, essa técnica não é um simples truque de mágica, é preciso ter uma radiografia completa dos macro e micro processos, acompanhar, fazer relatórios, inovar, aprimorar e entre outros.


Confira abaixo algumas estratégias para gerenciar custos na Indústria de cosméticos:


- Aprimoramento do layout industrial


Muitas vezes as Indústrias são criadas sem nenhuma estratégia no local e acabam criando ambientes fora de ordem. A otimização do espaço físico é essencial para o bom funcionamento do negócio. Um layout ordenado é muito importante pois proporcionará um melhor aproveitamento da área, uma gestão de atividades mais eficaz e evita deslocamentos constantes das máquinas atrapalhando o fluxo de operações. Todos esses processos impactam diretamente na eficiência operacional.





- Acompanhamento de Estoque


Na indústria de cosméticos, prejuízos irreparáveis podem ser evitados com uma boa gestão do estoque. Esse acompanhamento permitirá um controle maior sobre as entradas e saídas de todos os produtos. Saber a melhor hora para repor o estoque com insumos necessários, evita a perca de lucro a curto e longo prazo. O controle de estoque irá garantir um planejamento mais eficaz, consequentemente, uma maior disponibilidade das mercadorias nas prateleiras.


- Monitoramento da Qualidade


Estar em dia com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA ), órgão que regula e fiscaliza a produção de cosméticos, é essencial para evitar multas e prejuízos para a indústria. Obedecer às normas da instituição, também implicará numa maior qualidade dos produtos fabricados, consequentemente, maior confiança e satisfação dos clientes.


-Metodologia 5S


Os 5 sensos é um programa de qualidade empresarial. O nome 5S provém da junção do número 5 com a letra S, sendo 5 palavras de origem japonesa: seiri (Senso de utilização), seiton ( Senso de organização ), seiso (Senso de limpeza), seiketsu (Senso de padronização) e shitsuke (Senso de disciplina). As empresas que implementam essa metodologia nos seus negócios, garantem uma otimização dos processos, tornando-os mais eficientes e gerando uma segurança maior dos seus funcionários, permite uma melhoria e aumento da produtividade, aumento na qualidade contínua do produto ou serviço, engaja e motiva os colaboradores.


A tecnologia BPM como aliada da Otimização de Processos


A tecnologia BPM (Business Process Management) também poder ser usada para otimizar os processos em todas as esferas da gestão no mundo dos cosméticos. Ela tem como objetivos a automação de processos, eliminação de gargalos e melhorias nos sistemas de produção. Essa tecnologia quando bem estruturada, traz benefícios bastante significativos para a Indústria.

Como vimos, a otimização de processos no setor de cosméticos é essencial agregando assim um valor competitivo as empresas. Quer ter um aprimoramento das metodologias em seu negócio e ainda não sabe como?


Entre já em contato com a PROJEQ e marque sua reunião de diagnóstico GRATUITA.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page