UA-163577615-1 CHINA TAYWAN: Análise do tempo de prateleira e padronização produtiva dos molhos Tonkatsu e o “X”
top of page

CHINA TAYWAN: Análise do tempo de prateleira e padronização produtiva dos molhos Tonkatsu e o “X”



O China taywan é um restaurante tradicional de comida chinesa, localizado na cidade João Pessoa - PB, que oferece uma variedade em seu cardápio, além da qualidade de seus produtos. Quando conversamos com o responsável do restaurante, notamos que algumas das dores do estabelecimento estavam relacionadas com o prazo de validade de dois molhos e a sua consequente padronização produtiva.


Desenvolvimento de novo produto (DNP) e POP: Análise do tempo de prateleira e padronização produtiva dos molhos Tonkatsu e o “X”


“Profissionais com alta competência, agilidade e negociação adequada ao serviço e realidade da empresa” -Itamar, responsável pelo China Taywan.


Sobre o projeto


O projeto teve como principal objetivo para a empresa o estudo dos melhores métodos e alternativas para aumentar o tempo de vida útil dos 2 molhos produzidos pelo estabelecimento: o Tonkatsu e o “X”, de forma que seja possível exportá-los para outras localidades.

A princípio, foram realizados estudos considerando alguns parâmetros que tem influência direta no aumento da vida útil de alimentos.


  • Tratamento Térmico;

  • Concentração do molho;

  • Conservante;

  • Estudo de embalagens;

  • Higienização;

Com o auxílio das análises químicas que estudaram os aspectos físico-químicos, microbiológicos e organolépticos do dois molhos requisitados, somados aos estudos dos parâmetros acima citados, conseguimos definir que tipo de conservante poderia ser usado para aumentar o tempo de prateleira desses dois molhos, respeitando suas características e também requisitos básicos pedidos pela ANVISA.




Além disso, como um dos objetivos do projeto inclui a exportação desses produtos para outras localidades, foi realizado o estudo de embalagens levando em consideração todos os parâmetros característicos dos dois molhos, definindo que matérias-primas deveriam compor a embalagem, oferecendo segurança e qualidade para o consumidor e para as mercadorias

Após a finalização da primeira etapa do projeto, o DNP, foi possível iniciar a padronização produtiva (POP) dos produtos. Para isso, inicialmente foram realizadas visitas ao estabelecimento onde foi observado em triplicata todo o processo de produção dos molhos e identificadas as suas variáveis de despadronização. Em seguida, foi realizado um estudo para otimizar o processo, para enfim emitir os Procedimentos Operacionais Padrões (POP), que são relatórios técnicos que seguem RDC regida pela ANVISA, e que funciona como um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa. Com o auxílio dos POPs é possível garantir a entrega de qualidade ao consumidor e ao responsável pela produção somados a segurança e a melhoria contínua.



Considerações finais sobre o projeto


Com o projeto realizado o estabelecimento China Taiwan obteve informações minuciosas a respeito de como aumentar o tempo de vida útil dos seus dois molhos, além de garantirem uma padronização produtiva de seus produtos. Gostaríamos de agradecer pela confiança em nossa empresa e pela colaboração dos funcionários durante as visitas. Acreditamos que através disso o China Taiwan estará mais perto de alcançar todo o seu potencial.


E ai, gostou de saber um pouco mais sobre os nossos projetos e quer fazer igual o China Taywan? Não deixe de entrar em contato com a PROJEQ e marque logo o seu diagnóstico GRATUITO.


Estamos aqui para participar do seu crescimento!

bottom of page