UA-163577615-1 A importância do controle de qualidade na produção de cervejas artesanais
top of page

A importância do controle de qualidade na produção de cervejas artesanais

Quando falamos em cerveja artesanal pensamos em um diferencial, em uma cerveja que apresenta valor, exclusividade e qualidade. Com a crescente procura do público por esse tipo de bebida nos últimos anos, as cervejas artesanais se tornaram um negócio bastante promissor.


No Brasil surgem a cada ano em média de 30 novas microcervejarias, que somam mais de 170 instaladas no país. Com essa alta demanda os produtores tem que se atentar a implantação das boas práticas fabricação na sua cervejaria, limpeza, higienização dos equipamentos, manejo de resíduos e outros se tornam fundamentais para manter a qualidade no seu produto final, para que assim possa consolidar sua marca no mercado e a fidelizar seu cliente.


O controle de qualidade das cervejas artesanais é um fato que deve ser levado em conta para que possa ser produzido uma bebida de alto padrão, pensando nisso preparamos para você etapas que devem ser seguidas para garantir a qualidade da sua cerveja artesanal.


LIMPEZA


É de grande importância a remoção de resíduos que ficam nos equipamentos, sendo recomendado água quente, detergente e escovas apropriadas para que se possa ser retirado toda sujeira.


ESTERILIZAÇÃO


É a etapa mais realizada pelos cervejeiros caseiros, onde se tem que aquecer garrafas e todos os equipamentos que contêm vidro em uma panela em altas temperaturas por cerca de meia hora a 45 minutos, com o propósito de eliminar todos os micro-organismos que possam influenciar no resultado final.


SANITIZAÇÃO


É um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários que visam garantir a obtenção de superfícies, equipamentos e ambientes com características adequadas de limpeza e baixa carga microbiana residual, evitando a recontaminação de ambientes, produtos e superfícies.


Após a Limpeza, esterilização e sanitização que são etapas fundamentais para uma boa produção, é preciso se atentar a:


QUALIDADE DA ÁGUA


Na indústria de cervejarias a água é utilizada em abundância como ingrediente de maior volume na cerveja e na limpeza de desinfecção de equipamentos e utensílios. Sendo assim, é preciso saber se a água utilizada está devidamente tratada e considerada potável.


No Brasil, a Portaria nº 2914/2011 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, cabendo aos produtores atender esses requisitos.


Sabendo que a cerveja é um ambiente hostil para muitos microorganismos é preciso se atentar a temperatura, Ph, peso, calibração dos instrumentos que serão utilizados para a produção e outros, para que seja evitada a proliferação de bactérias.


FERMENTAÇÃO


A adição correta de leveduras garante que a fermentação seja mais consistente e controlada, pois, a demora para a fermentação pode propiciar o desenvolvimento de bactérias e leveduras selvagens e a adição insuficiente leva ao atraso para o início da fermentação e a formação de subprodutos indesejados.


TEMPERATURA


A temperatura tem grande influência sobre a produção de compostos secundários, com isso, o controle da temperatura em todas as etapas do processo de fabricação de cerveja artesanal, faz toda a diferença para garantir qualidade no final.


PH


O nível de pH é um elemento-chave para que o processo produtivo funcione corretamente na fabricação da cerveja artesanal, relacionado a atividade das enzimas, a adição de lúpulo ou a fermentação das leveduras.


Para todo o processo cervejeiro é de grande importância estudar estratégias para padronizar um bom lote de sua cerveja artesanal, isso fará com que seu negócio evite perdas no rendimento do processo e principalmente desperdícios da sua cerveja.


Trabalhe a sua receita por meio de boas práticas de fabricação! Caso você esteja com dificuldades e não sabe por onde começar, entre em contato com a PROJEQ nós podemos ajudar você! E o melhor disso tudo é que o diagnóstico é grátis!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page