UA-163577615-1 5 benefícios da rotulagem nutricional para kombuchas
top of page

5 benefícios da rotulagem nutricional para kombuchas




A kombucha é uma bebida fermentada, a base de chá preto ou chá verde, que vem ganhando espaço entre muitos produtores e consumidores ao redor do mundo.

Você sabe os benefícios de se ter a rotulagem nutricional em suas kombuchas? Bem, neste artigo você saberá a importância de informar a seu cliente alguns aspectos de seu produto. Para ajudar você, listamos 5 benefícios da rotulagem nutricional para kombuchas. Confira abaixo!



1- Você não terá problemas com a legislação.


De acordo com a instrução normativa nº 41 (2019) e a RDC nº 259 (2002), alguns elementos são exigidos e devem estar anexados no rótulo da bebida, como a declaração de graduação alcoólica da kombucha. Deverá ser informado também se a bebida é pasteurizada, a listagem dos ingredientes, a validade, a tabela nutricional com todos os componentes da bebida, entre outros, portanto, esses itens devem estar contidos na rotulagem nutricional.

Você sabia que a legislação vigente não permite informar alegações de benefícios à saúde, ou seja, ela não permite que a kombucha seja descrita com características de qualidades, como bebida probiótica, bebida milenar, elixir, entre outros, pois essas alegações nem sempre são embasadas por estudos ou evidências científicas.


2- Seus clientes se sentirão mais seguros ao saberem o que estão consumindo.


Imagina se seu cliente é alérgico a algum componente da bebida, ou intolerante, ou ter problema com alcoolismo, já que o processo de fermentação resulta em uma graduação alcoólica. Com a rotulagem nutricional, os clientes terão a consciência do que estão consumindo, e você estará evitando problemas com seus consumidores e com a legislação.


3- Identificação dos componentes nutricionais da bebida.


Uma medida de 180 mL de kombucha geralmente contém cerca de três gramas de carboidratos, três gramas de açúcar, cinco miligramas de sódio, entre outros. Mas como o cliente saberia isso? Como você saberia isso? Com a tabela nutricional, contida no rótulo, seus clientes saberão a quantidade de carboidratos, proteínas, sais, valor energético, e outros componentes, trazendo uma maior confiança e ajudando o consumidor em questões nutricionais.




4- Proporciona maior credibilidade ao produto.


Com um mundo totalmente informatizado e tecnológico, na questão da alimentação não seria diferente, hoje as pessoas se preocupam mais com o que comem e estão aderindo a uma alimentação mais saudável e caseira, tudo o que a kombucha proporciona. Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mostrou que oito em cada dez brasileiros realizam esforços para manter a alimentação saudável. A rotulagem garante a informatização e o consumidor sairá satisfeito com o produto.


5- É um projeto de baixo custo e alto impacto.


É isso mesmo, além de causar um grande impacto na cadeia de consumidores, a adequação às normas da rotulagem nutricional não é só um projeto com um investimento baixo, é um projeto com investimento na confiança do seu cliente e do seu negócio. Sua empresa irá crescer!



Podemos observar todos os impactos positivos de se ter a rotulagem nutricional em sua kombucha. E você empreendedor, kombucheiro ou consumidor, ficou interessado em saber mais sobre o ramo de kombuchas e a adequação as normas da rotulagem? Então entre já em contato com a PROJEQ e fique por dentro do assunto!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page