UA-163577615-1 4 Dicas para diminuir o desperdício de alimentos no setor de padarias
top of page

4 Dicas para diminuir o desperdício de alimentos no setor de padarias



No estado de Pernambuco foi lançada a campanha do ECO pão, em que as padarias tinham como objetivo reduzir o desperdício. Foi notório a existência dos mesmos, sendo um deles no preparo do pão, os padeiros recebiam farinha de trigo a vontade e 20% dessa farinha caia no chão devido a pressa durante a fabricação. Dessa forma, foi reduzido a quantidade de farinha e esse gasto em excesso foi minimizado. Com algumas mudanças o estabelecimento conseguiu reduzir seu desperdício de 10% para 3%.

Sabendo que essa quantidade de perda no setor de panificação é exorbitante, confira algumas dicas de como reduzir o desperdício :


  • Atente-se no recebimento dos fornecedores

É essencial a checagem dos insumos assim que chegam do transportador, evitando assim uma perda de alimentos, por isso faz-se necessário a checagem. Caso haja falhas como, alimentos enlatados amassados, ou ovos com casca rachada você não deve aceitá-los. Devendo ser feita a troca com seu fornecedor.




  • Produza de acordo com a demanda atual do seu mercado

Sabe-se que no final do ano a quantidade da demanda de panetones, por exemplo, irá aumentar. Com base nesses dados sobre o que seus clientes mais costumam comprar em determinada época do ano, você saberá o que não pode faltar em sua padaria. Com isso poderá ser feito uma média de quantos produtos serão vendidos em determinados meses do ano, evitando o excesso de produtos e o desperdício.




  • Tenha uma planilha que dê para visualizar bem o seu estoque

Seguir corretamente o controle de estoque de padaria faz diferença, não só na saúde financeira do negócio como conscientizar bons hábitos. Um dos benefícios de possuir uma planilha de controle de estoque é evitar perdas, caso o produto desapareça ou esteja fora do prazo de validade. Utilizando a planilha você consegue visualizar uma maneira de impedir a compra uma matéria prima que você já possua ou até mesmo você comprar algo que não vai ter demanda naquele momento.




  • Reutilize e inove

Ninguém gostaria de consumir um pão velho, para evitar sobras, transforme os pães que sobraram em farinha de rosca. Ela pode ser vendida na padaria plásticas.





Ficou interessado em saber mais sobre como diminuir os desperdícios da sua padaria? Então entre já em contato com a PROJEQ, nós podemos te ajudar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page