UA-163577615-1 Por que usar conservantes naturais nos cosméticos?
top of page

Por que usar conservantes naturais nos cosméticos?


Tudo o que colocamos em nossa pele pode ser absorvido pelo organismo e com produtos de higiene não é diferente. Segundo pesquisas, foi comprovado que o corpo não é capaz de eliminar completamente essas substâncias, ocorrendo assim o que chamamos de bioacumulação. Com isso, é válido salientar e entender a importância de utilizar o conservante natural.


O que são conservantes naturais?


Os conservantes têm como função aumentar o tempo de vida útil de um produto, tentando ao máximo manter suas propriedades organolépticas (sabor, textura, cor). Eles atuam protegendo os produtos de bactérias, fungos, e quaisquer tipos de microrganismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para uso.

Os conservantes podem ser divididos em naturais e artificiais. Os primeiros são extraídos de fontes orgânicas (natureza), já os segundos necessitam ser sintetizados em laboratórios, para serem obtidos. Propósito do uso desse tipo de substância é conservar o produto, procurando sempre não alterar suas propriedades.



Por que usar conservantes naturais?


Tornou-se bastante popular que a adição conservante prejudica o organismo, há quem acredita que, na hora de produzir um cosmético natural, esse elemento não deve estar na lista de ingredientes.

Entretanto, essa é uma ideia bastante precipitada e que pode colocar em risco a saúde do consumidor de cosméticos que não utilizam ele. Isso porque o objetivo do conservante é dar maior segurança, visto que ele evita que a fórmula seja contaminada pela ação de fungos e bactérias.


Em nosso planeta onde se encontra água, se encontra vida. Logo, qualquer produto cosmético que tenha água em sua composição, por menor que seja essa quantidade milhões de micro-organismos serão encontrados ali, e se o ambiente tiver propício haverá reprodução e consequentemente maior quantidade deles. Em questão de dias certas bactérias e fungos irão se multiplicar milhões de vezes. Vale salientar que nem todos esses microrganismos fazem mal ao ser humano. Mas é necessário ser precavido.


Para evitar contaminação por meio da água é utilizada a água destilada. Sendo que depois dela passar pelo processo de purificação, assim que for exposta ao ambiente (lar de milhões de microrganismos) há possibilidade de contaminação, e pode voltar a ser um lar para os microrganismos. Aí está o grande papel dos conservantes, impedir essa multiplicação desenfreada. Sem conservação, em questão de dias apareceriam pontos de fungos e um cheiro ruim característico. Mas bem antes disso, horas depois da manipulação, já haveria colônias invisíveis de bactérias e fungos crescendo nos cosméticos que iriam para a sua pele.


Utilizar os conservantes naturais é a melhor escolha, já que eles não fazem mal como os sintéticos (exemplo: os parabenos) , que podem causar irritações. Além de não serem prejudiciais, cumprem a função de inibir a proliferação de microrganismos.



Qual o melhor conservante para o seu cosmético natural?


O recomendado é que os conservantes naturais utilizados nos cosméticos tenham aprovação dos órgãos que emitem certificados de cosméticos naturais, um exemplo deles é Instituto Biodinâmico (IBD).

Para utilização dos conservantes, é extremamente necessário levar em consideração qual o tipo de formulação feita. Todos os ingredientes utilizados precisam ser compatíveis com o conservante e ter afinidade com cada tipo de formulação seja ela oleosa, aquosa ou uma emulsão.


Por conta disso, faz-se necessário estar em contato com empresas sérias, confiáveis e que tenham embasamento teórico. Para melhorar o tempo de prateleira de seu cosmético e zelar pela saúde de seu consumidor conheça a PROJEQ e solicite sua reunião.




2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page