UA-163577615-1 Por Que Devo Mapear Meus Processos?
top of page

Por Que Devo Mapear Meus Processos?

Você provavelmente já deixou de comer em algum restaurante ou lanchonete só pela demora no atendimento, não é mesmo? Como diz o ditado popular: “tempo é dinheiro”. Com a grande competitividade no mercado atual, é de grande importância que as empresas executem seus processos da forma mais rápida possível, em qualquer ramo, desde distribuidoras a redes de fast food.



Cada vez mais diferentes empresas vêm se modernizando e diminuindo o tempo de suas operações. Um bom exemplo é o Mcdonald's, que possui atendimento, produtos e serviços padronizados, em qualquer restaurante da sua franquia ao redor do mundo. Mas, então, como posso otimizar o tempo se não conheço todo o processo da minha empresa destrinchado? Basicamente, você precisa conhecê-lo, pois “Se você não pode descrever o que está fazendo como um processo, você não sabe o que está fazendo.” – William Edwards Deming.


Porque devo mapear meus processos? Para continuar no mercado competitivo é preciso inovar e ser rápido. Quando se busca aumentar o porte da empresa, uma das primeiras coisas a se fazer é ter uma boa gestão de processos, uma vez que, sabendo exatamente o que ocorre na minha cadeia produtiva, podemos implementar novos processos, achar facilmente erros, corrigi-los, gerenciar os processamentos, melhorar o trabalho em equipe e até automatizar algumas das atividades.


Algumas das principais ferramentas de processos são: SIPOC, diagrama tartaruga e canvas de processos. As empresas podem contratar profissionais fixos para gerenciar e aplicar o mapeamento de processo (BPM), mas outra alternativa e mais econômica é contratar a consultoria de empresas juniores para trabalhar no mapeamento e deixar um funcionário apenas responsável em analisar se todos os procedimentos estão sendo cumpridos e se há existência de erros na execução.


A PROJEQ tem como um dos seus serviços o mapeamento de processos e o procedimento operacional padrão (POP), podendo mapear e padronizar, o combo perfeito para empresas que desejam crescer. Oferecemos profissionais qualificados e preços acessíveis, venha marcar seu diagnóstico gratuitamente.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page