UA-163577615-1 Mercado fitness: Desenvolvimento e inovação
top of page

Mercado fitness: Desenvolvimento e inovação


É notório que as pessoas estão adotando um estilo de vida mais saudável com uma alimentação adequada em suas vidas. Independentemente da situação econômica do país, o mercado de alimentação está sempre em alta e é bastante motivador para quem sonha em empreender na área porém, como é um mercado bastante popular alguns setores já estão saturados, resultando em uma grande concorrência. Uma alternativa é buscar setores que não são muito explorados, como o mercado fitness, sendo esse passível de inovação, desenvolvimento e de novas tendências.



Em 2019, o mercado fitness nacional alcançou a marca de US$ 2,1 bilhões de faturamento, sendo o terceiro maior das Américas, de acordo com o International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA). Vale ressaltar que o mercado sofreu um grande impacto com a pandemia da Covid-19, entretanto isso é mais um desafio que pode superado pelos empreendedores do mercado fitness, já que é uma área em constante crescimento, sendo adaptável a mudanças.


Veja algumas dicas de como inovar dentro do mercado fitness:


1- Use sua imaginação! Desenvolvimento e formulação de novas receitas.


Você já pensou em uma ideia diferente, mas tem medo de não dar certo? Empreender em um mercado fitness tem muitos desafios, porém inovar criando novas receitas é um diferencial no mercado, já que ainda é pouco explorado. Existem muitos ingredientes diferentes e exóticos a serem usados.

O Brasil é amplamente diversificado com diferentes insumos nas regiões do país, como o tucupi, jambu, ora-pro-nóbis, tomate-de-árvore, entre outros. Outra forma de pensar no desenvolvimento de uma nova receita, é saber quais benefícios cada ingrediente irá trazer ao consumidor, por exemplo, para as pessoas que possuem alergia a glúten ou a outros compostos, podemos pensar em produtos low carb e sem glúten, dentro do mercado fitness, sendo que todo o processo deve ser testado para confirmar os benefícios informados.



2- Estudo de viabilidade


Assim como é importante pensar em inovação criando-se novas receitas, é importante também saber se seu investimento será lucrativo. O estudo de viabilidade é uma forma de verificar isso, em que é estudado a região, o setor, entre outros. Basicamente são realizadas projeções, como a projeção de receitas, a projeção de custos, despesas e investimentos, a projeção dos fluxos de caixa e as análises de indicadores.



3- Tendências e inovações


Você já ouviu falar em “comida de verdade”? Bem, esse é um termo empregado para uma alimentação saudável que é baseada em ingredientes in natura e minimamente processados. Essa é uma tendência que vem ganhando forma, pois as pessoas querem saber a procedência de sua alimentação, e isso serve como base para quem quer empreender na área!

Como foi citado, as pessoas querem saber a procedência de seus alimentos, quem consome e quem produz. Saber de onde vem sua alimentação, o quão fresca ela é, se os animais são bem tratados, tudo isso implica na marca do empreendimento e por consequência implica no resultado final do alimento.




4- Use a tecnologia a seu favor


Além da possibilidade da venda comum, podemos observar outras alternativas que possam gerar ainda mais lucro, como o e-commerce, que são as vendas dos produtos realizada de forma online, e as vendas B2B, que são as vendas dos produtos realizadas para outros empreendimentos, como academias, clínicas, entre outros. Observamos também outras possibilidades existentes, como sites, aplicativos, delivery.




Bem, está pensando em empreender nesse mercado ou quer saber mais como inovar e desenvolver ainda mais seu empreendimento. Entre em contato com a PROJEQ. Nós podemos te ajudar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page