UA-163577615-1

Desenvolvimento de novos produtos: Traga a inovação para o seu negócio!



O setor alimentício está cada vez mais competitivo, por isso, é importante estar atento às tendências de mercado e buscar trazer inovações para seu estabelecimento. Uma das formas de fazer isso é desenvolvendo um novo produto no seu negócio.


Quer saber mais sobre? Para descomplicar esse assunto, separamos a seguir alguns passos de como fazer o desenvolvimento de um novo produto. Boa leitura!


1) Estudo de Mercado


Procure entender a fundo o seu segmento, o que os concorrentes vêm apresentando, e procure ouvir os seus clientes: o que gostam no seu estabelecimento e o que ele poderia melhorar. Assim, você pode trazer algo surpreendente e necessário.


Nesse processo, também é interessante focar o público que você queira atrair para o seu estabelecimento, e esteja atento a tendências fora da sua cidade/estado também, boas oportunidades podem ser encontradas já implementadas em outros locais.


É importante destacar que esse processo precisa ser realizado baseado numa análise racional, pois alguns empreendedores pensam em lançar aquele produto com uma ideia totalmente ligada a sentimento, e fazer isso pode ser uma ação arriscada.


2) Análise de viabilidade


Nessa parte, são feitas as análises de viabilidade técnica e financeira do projeto. Também é pesquisado se esse produto já foi feito em outras localidades e são iniciados os estudos da legislação, para que o produto seja criado de acordo com as normas vigentes.


Antes de analisar a viabilidade técnica do projeto, é interessante definir os atributos que o seu produto precisa ter para uma boa aceitação por parte do público. As propriedades sensoriais, químicas e físicas do seu produto precisam ser levadas em consideração nessa parte, para que os componentes da fórmula sejam pré selecionados.


Após todo esse estudo da fórmula e ingredientes, é hora de avaliar a viabilidade financeira desse projeto. Um indicador que pode ajudar é o Retorno sobre Investimento (ROI),onde é feito o cálculo com base no capital investido no projeto e se o mesmo possuirá o retorno desejado.


3) Etapa de desenvolvimento


Caso o produto passe pelas primeiras etapas, agora é hora de botar a mão na massa. Com base no grande acervo de pesquisa realizada nas etapas anteriores, agora o produto será desenvolvido, utilizando os componentes escolhidos previamente.


Com isso, é visto o resultado da combinação dos ingredientes. Pode ser necessária a mudança na fórmula, por isso é importante deixar registrado todas as combinações e seus resultados, para evitar erros futuros. Assim, a fórmula é aprimorada e o produto fica mais adequado às características desejadas.


4) Testes


É fundamental que o produto passe por uma série rigorosa de testes, para garantir a segurança no seu consumo. Algumas análises que devem ser feitas nessa etapa:


· Físico-químicas: Busca verificar e confirmar os nutrientes presentes nos alimentos, o que contribui para a construção da tabela nutricional dos produtos, presente na embalagem.


· Sensorial: O produto será avaliado pela aparência (cor, forma, embalagem), aroma, sabor, textura. Assim, é possível identificar possíveis falhas no produto e buscar meios para corrigir.


· Estabilidade microbiológica: Essa análise tem como objetivo estipular o tempo de prateleira (Shelf Life) do produto, utilizando condições de ambiente controladas. Assim, pode ser visto se o produto pode consumido no tempo desejado. A Anvisa possui em guia para fazer essa determinação, confira clicando aqui.


Leia também: “Como estipular o tempo de prateleira de produtos lácteos?”


Por fim, mesmo com o novo produto pronto, não é hora de descansar. Inovação é um processo contínuo, então é essencial que o empreendedor se mantenha atualizado em relação as tendências ou mudanças de mercado.


Você tem interesse de trazer inovação para o seu estabelecimento e precisa de ajuda para desenvolver um novo produto? Entre em contato conosco, a PROJEQ pode te ajudar!

CONTATO

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

UFPB Campus I, Castelo Branco, João Pessoa-PB, +55 83 8206-1669- contato@ejprojeq.com

CNPJ: 23793980000122