UA-163577615-1 O QUE É FICHA TÉCNICA? SERÁ QUE EU REALMENTE PRECISO NO MEU NEGÓCIO?
top of page

O QUE É FICHA TÉCNICA? SERÁ QUE EU REALMENTE PRECISO NO MEU NEGÓCIO?




Para todo empreendedor, calcular o custo de suas mercadorias com eficiência é um desafio que demanda um alto conhecimento sobre o seu produto, esse desafio também está bastante presente no setor de alimentos. Para manter um equilíbrio nos custos das receitas é necessário calcular com exatidão quanto irá ser gasto por produto e para que isso aconteça, é comum observarmos a utilização de Fichas técnicas.


Mas o que é ficha técnica?




Ficha técnica é um recurso por meio do qual o proprietário registra os alimentos e as quantidades que serão usadas para a fabricação de determinado prato, esse documento irá conter instruções com a determinação de qual ingrediente será usado, qual será sua proporção e como será preparada a receita. Sendo bastante utilizado no setor alimentício, desde restaurantes até as grandes indústrias de alimentos.

Sua funcionalidade se baseia em garantir o padrão de qualidade e o levantamento do custo unitário de cada receita do estabelecimento. Dessa forma, a ficha técnica pode ser separada em “Operacional” e “Gerencial”.

  • Ficha técnica operacional: É o documento que contém os processos de produção do alimento, contendo os ingredientes, as quantidades e as técnicas utilizadas no seu preparo, garantindo assim um padrão na produção.

  • Ficha técnica gerencial: Tem o objetivo de ajudar na gestão do negócio, onde irá informar os custos envolvidos na produção de cada receita, controlando de forma mais precisa a margem de lucro por cada prato.

Quem deve utilizar a ficha técnica?


A ficha técnica pode e deve ser utilizada pelo pequeno e grande empreendedor do ramo de alimentos. De acordo com a resolução da ANVISA RDC 360/03-REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS torna obrigatória a rotulagem nutricional baseada nas regras estabelecidas com o objetivo principal de atuar em benefício do consumidor e ainda evitar obstáculos técnicos ao comércio.


O que não pode faltar na ficha técnica?


Como já sabemos o objetivo de uma ficha técnica e para que ela serve, podemos então analisar os itens indispensáveis nesse documento. É necessário ter em mente todas as características acerca do seu produto, seja um drink ou o prato principal, para a sua elaboração não podem faltar itens como;


  • Nome da receita

  • Categoria da receita (sobremesa, prato de entrada, prato principal

  • Rendimento por receita (Para quantas pessoas serve o prato)

  • Unidade de medida de cada item (quilo, mililitro, unidade)

  • Quantidade exata que será utilizada na receita (incluindo as perdas)

  • Custo unitário

  • Custo total da produção

  • Ingredientes

  • Foto do prato montado

  • Tempo médio de preparo

Benefícios do uso da ficha técnica


A ficha técnica tem o objetivo de manter o padrão de qualidade dos produtos, além de ser o primeiro passo para um bom gerenciamento do empreendimento, conseguindo assim verificar com maior precisão o custo efetivo do produto. E além desses pontos podemos observar as vantagens em ter ficha técnica em;


  • Ajudar na hora da precificação do produto;

  • Controlar os insumos usados;

  • Conseguir organizar uma rotina produtiva mais efetiva;

Como observamos, a ficha técnica é um instrumento muito eficiente e indispensável para uma boa administração do seu negócio, permitindo que o empreendedor obtenha um padrão na sua produção, além de ajudar na precificação do seu produto.

Você empreendedor já possui Ficha Técnica no seu negócio? Não? Então não perca mais tempo e entre já em contato com a PROJEQ! Nós podemos te ajudar a implementar esta ferramenta no seu negócio.

Marque já a sua reunião!


bottom of page