UA-163577615-1 Como ter sucesso no setor de restaurantes em 2021
top of page

Como ter sucesso no setor de restaurantes em 2021


Sabe-se que a crise em 2020 provocou drásticas mudanças no mercado, fazendo com que vários setores se reestruturassem para se adaptar ao momento e conseguir sobreviver ao cenário, inclusive os restaurantes.

Com isso, a preparação e organização do seu negócio nessa área devem ser pensadas levando em conta as constantes transformações do mercado, para que assim, você obtenha sucesso no seu negócio no ano de 2021. Dessa forma, preparamos um conteúdo que discute os principais pontos voltados ao setor de restaurantes para esse ano.


1- Tenha uma visão estratégica


Para que seu restaurante evolua e se torne uma referência no mercado, é importante ter uma visão estratégica do que pode ou não ser útil e sustentável para seu negócio, visando o preparo para eventuais mudanças que podem ocorrer, levando em consideração o cenário de pandemia ainda presente. Dessa forma, para ter uma visão estratégica, alguns elementos básicos se fazem necessários:


  • Busca de capacitação e conhecimento


Buscar conhecimento sobre a área que você está atuando é bastante importante para que você tenha um negócio de sucesso, pois estar atento às transformações do mercado e às exigências dos seus clientes é algo que pode te destacar no meio dos seus concorrentes.

Busque fazer capacitações, como em cursos de finanças e liderança, estude sobre a área de atuação e entenda o mercado que você está inserido, pois assim você pode alcançar grandes resultados, sendo capaz de identificar problemas e achar as melhores soluções para eles.


  • Observação


É imprescindível ser observador, pois todos os pontos ao seu redor devem ser levados em consideração para chegar à conclusão de qual melhor abordagem seu restaurante pode usar para crescer. Além disso, conforme Guerreiro (2008), a observação é fundamental na criação de oportunidades, logo, o empreendedor de destaque observa e decodifica as informações disponíveis ao seu redor, articulando-as com todo seu projeto de investimento.

Assim, observe as mudanças no mercado, os interesses dos clientes e as novas tendências no setor alimentício, pois a observação sobre esses pontos possibilita ter a capacidade de lidar com situações imprevisíveis da melhor forma possível.

Veja nosso artigo Tendências do Mercado Alimentício em 2021.


  • Controle de vendas


Ter controle sobre suas vendas é um diferencial enorme entre o negócio que evolui e o que fracassa. Esse controle implica ter uma organização sobre seus números de entrada e saída, o que é lucro e o que é gasto e sobre suas vendas e suas compras, além de permitir uma boa análise da viabilidade do seu negócio, implementando metas de lucratividade e focando nas melhores maneiras de cumpri-las. Logo, ter uma planilha de controle de custos é imprescindível nos restaurantes, pois isso permite um melhor domínio de todo seu negócio.

Veja nosso ebook Controle de Custos de Produção: Comece Agora a Utilizar os Números ao Seu Favor!


2- Olhe para o futuro


O futuro é algo que não sabemos, mas podemos desejar e imaginar como nossos planos podem ser executados. Dessa forma, fazer análises dos principais cenários que podem surgir e como eles podem afetar o seu negócio é um ponto a ser desenvolvido.

Assim, uma projeção de vendas se faz necessária para isso, pois conhecer como seu negócio é hoje, analisando os ganhos, as perdas e os pontos de melhoria, além de observar como seu público alvo se comporta, torna possível você projetar como suas vendas podem ser alavancadas futuramente no seu restaurante.


3- Domine seu produto


De acordo com o empresário Henry Ford, “um mercado nunca fica saturado com um bom produto, mas pode rapidamente se saturar com um mau produto”. Logo, é importante que você conheça seu produto do início ao fim, para que seja possível garantir que ele seja de ótima qualidade e impressione tanto sua clientela como seus concorrentes, ou seja, conheça seu cardápio, desde as etapas de produção até o estágio final.

Analise se o que está nele está “pagando suas contas”, verificando se seus pratos estão sendo viáveis de acordo com as finanças do seu estabelecimento e se o custo para obter determinado alimento está sendo maior do que a lucratividade, pois o seu produto é sua marca, logo, domine-o e certifique-se de que seu produto está, principalmente, satisfazendo seus clientes.


4- Inove para captar clientes


  • Invista em delivery


O delivery é a nova realidade, pois com a pandemia, ele se tornou a maior fonte de renda dos estabelecimentos de comida, incluindo os restaurantes, pois segundo uma pesquisa realizada pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, as vendas por delivery cresceram quase 100% entre janeiro e maio do ano de 2020 em comparação com o mesmo intervalo de tempo do ano de 2019.

Além disso, outra pesquisa feita pela revista Bares & Restaurantes mostra que muitos restaurantes aumentaram o faturamento em até 50% depois de começarem a trabalhar com delivery. Por isso, se adapte ao cenário para poder evoluir. Invista na qualidade das embalagens dos seus produtos, na higienização dos mesmos e na dos seus entregadores, organize e padronize seus processos para que as entregas não sejam feitas atrasadas e comprometa a avaliação dos seus clientes.


  • Inove o cardápio


Buscar inovações é super importante para chamar a atenção da clientela, logo, observar quais comidas vendem menos e quais estão dando prejuízo é uma oportunidade para inovar. Pesquise, conheça e analise os gostos dos seus clientes, para que novas ideias possam conquistar seu público, pois segundo o empresário Steve Jobs, “a inovação distingue um líder de um seguidor”. Logo, não tenha medo de investir, com organização e planejamento, em inovação.


Dessa maneira, a busca pelo sucesso do seu restaurante no ano de 2021 pode começar hoje. Não hesite em buscar novas formas de evoluir, pois isso pode te ajudar a se destacar no mercado.


Gostou do conteúdo e quer saber como que a PROJEQ pode te ajudar a dar uma alavancada no seu estabelecimento? Entre em contato conosco pelo chat ou pelo número de contato e marque já sua reunião!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page