UA-163577615-1 Como saber se meu estabelecimento está cumprindo as regras da ANVISA?
top of page

Como saber se meu estabelecimento está cumprindo as regras da ANVISA?

Você sabe o que é a ANVISA? A sigla ANVISA significa Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e corresponde ao órgão governamental que faz vistorias em estabelecimentos, a fim de regulamentá-los para que funcionem dentro das normas e de forma segura para seus clientes. Todos os estabelecimentos, principalmente os que trabalham com alimentos e produtos de uso pessoal, como cosméticos e saneantes, por exemplo, devem seguir as regras e normas da vigilância sanitária.


Quem deseja abrir um negócio ou regularizá-lo, precisa estar ciente das disposições impostas pela ANVISA, mas nem sempre isso é possível, devido a falta de informação e de instrução ao alcance desse público. Um dos documentos necessários que devem estar presentes nesses estabelecimentos é o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF), esse documento é regulamentado pela RDC 216 e 275 para o ramo alimentício, além disso, existem também outros ramos da indústria que o BPF pode e deve ser aplicado, nos processos ligados à fabricação, armazenagem, transporte e comercialização.


Portanto, podemos ver que as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são uma importante ferramenta da qualidade, para o alcance de níveis adequados de segurança dos alimentos. Sua adoção cumpre um requisito da legislação vigente, e faz parte dos programas de garantia da qualidade que acompanham o setor, da aquisição das matérias-primas até o produto final. Para compreender melhor a constituição de um programa de BPF, temos as divisões dele nas seguintes etapas: instalações industriais; pessoal; operações; controle de pragas; controle da matéria-prima; registros, documentação e rastreabilidade. (EMBRAPA, 2015).


O Manual de BPF é um documento que comprova que a empresa segue as Boas Práticas de Fabricação, além de ajudar todos os colaboradores a seguir as normas e oferecer qualidade aos seus consumidores. Esse documento não só auxilia a proporcionar confiança aos clientes, como também otimiza o funcionamento do estabelecimento, tornando-o mais eficaz e trazendo possibilidade de expansão.


A PROJEQ pode te ajudar a saber se seu estabelecimento segue as normas da ANVISA, como também a construir um Manual de Boas Práticas de Fabricação. Entre em contato conosco para mais informações e marque um diagnóstico gratuito!


bottom of page