UA-163577615-1 A importância de mapear processos contábeis
top of page

A importância de mapear processos contábeis

A rotina do seu escritório pode ser facilmente sobrecarregada com tarefas difíceis em razão da complexidade das atividades propostas pelo segmento. Esse é um problema que se agrava a medida em que seu negócio cresce no mercado e trabalha com clientes diversos. Uma solução para essa problemática, é o gestor estudar e aplicar técnicas organizacionais para seus processos.



Uma ferramenta que pode ser utilizada seria o BPM, sigla para Business Process Management, que em português é Gestão de Processos de Negócio, ele é usado para melhorar os resultados de desempenho dos negócios com base em definição dos processos, montagem de um mapa, validação, otimização, monitoramento e, caso necessário, a automação de algumas tarefas tudo isso afeta diretamente seus clientes, com um ambiente organizado consegue-se padronizar ações, e qualificar melhor entregas.


Esse tipo de gestão mapeia o fluxo de atividades, como já foi mencionado, e promove o aperfeiçoamento contínuo, a partir da identificação de pontos de melhoria, que ocasionalmente mudam. Ao mapear os processos, é possível ver exatamente onde o problema está e, desse modo, os esforços são alocados para elimina-lo de forma rápida.


Outro benefício de mapear os processos de um escritório contábil é a definição clara das funções de cada profissional, mas ele também vai além de identificar os processos e apontar lacunas para realizar melhorias. Ele também possibilita uma grande redução de custos, que passam a ser usados de maneira adequada e sem desperdícios, já que como mostra as falhas no sistema, promove uma visão ampla dos processos utilizados pela organização.


Além disso, a produtividade dos colaboradores também melhora consideravelmente quando a organização tem plena consciência e controle sobre o funcionamento de seus processos. A empresa que se atenta a esse importante aspecto do negócio consegue otimizar seus fluxos de trabalho, potencializar seus ganhos financeiros e tomar decisões mais ágeis e assertivas.

Não se esqueça que a principal função do mapeamento é proporcionar ao escritório uma gestão eficiente e que minimize possíveis erros, retrabalho e gargalos.


Pronto pra começar a mapear os processos contábeis? Para isso, a PROJEQ te ajuda a aprimorar e facilitar a rotina do seu escritório, entre em contato conosco e agende um diagnostico gratuito.

0 comentário
bottom of page