UA-163577615-1

5S: BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO!



Muitos gestores procuram metodologias e ferramentas de qualidade que sejam eficientes e que se adequem ao seu ambiente de trabalho, visando uma melhor estratégia administrativa, consciência da qualidade no ambiente profissional e na otimização da execução das atividades em todos os processos da organização, com esse objetivo muitos empreendedores utilizam ferramentas como o 5S.

O que é?


É uma metodologia originária do Japão, que tem como propósito aperfeiçoar as práticas de organização, padronização e limpeza alcançando uma melhoria contínua e hábitos saudáveis no ambiente profissional. O 5S é um acrônimo de 5 palavras japonesas conhecidas como sensos. Cada um desses sensos possui um significado e objetivo diferentes. São eles: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

  • Seiri (Senso de utilização): Tem como objetivo identificar todos os pontos que não sejam importantes na rotina de trabalho da organização e depois fazer o descarte ou eliminação deste ponto. Esse senso serve como uma seleção, determinando quais materiais, equipamentos e processos são importantes para o funcionamento da companhia.


  • Seiton (Senso de organização): Após a seleção do que é realmente necessário para a empresa, é essencial fazer uma organização do ambiente. Neste ponto é feito uma categorização de todos os itens que serão utilizados, onde devem ficar, de modo que facilite a rotina profissional e todos os colaboradores possam ter acesso e saibam onde encontrar os objetos para o trabalho etc. Gerando uma otimização do trabalho.


  • Seiso (Senso de limpeza): Trabalhar em um ambiente limpo, pode influenciar positivamente no comportamento dos colaboradores. Nesta etapa vemos o objetivo de trabalhar nos funcionários o hábito da limpeza do seu ambiente de trabalho, ajudando na manutenção de um ambiente limpo e organizado para a execução das atividades.


  • Seiketsu (Senso de padronização): Elaborar padrões e estratégias para que os procedimentos sejam seguidos no ambiente profissional é de extrema importância. Esta etapa serve como uma garantia para que os passos anteriores (Utilização, organização e limpeza), sejam seguidos no ambiente de trabalho, onde os funcionários mantenham na cultura da empresa esses sensos, garantindo a conscientização.


  • Shitsuke (Senso de disciplina): Esta é a etapa final. Onde colocasse em prática a disciplina da empresa, incorporando no dia a dia os padrões e procedimentos obtidos, comprometendo-se a manter os sensos na rotina de profissional de forma contínua e saudável.

Benefícios da utilização do 5S nas empresas


Aplicar uma metodologia no ambiente de trabalho é um desafio para o empreendedor, pois sua adesão depende da adoção de uma mudança no modo de agir e pensar dos colaboradores, além de comprometimento para que as técnicas implementadas deem certo. A metodologia 5S é bastante utilizada no mercado de trabalho por conseguir obter ótimos resultados com a sua implementação, seus resultados são visíveis desde uma melhora na organização até na otimização do trabalho. Podemos observar benefícios como:

  • Aumento da produtividade;

  • Ambiente mais organizado e otimizado;

  • Facilidade na detecção de erros;

  • Prevenção de acidentes;

  • Diminuição do desperdício de tempo na busca por itens utilizados no ambiente de trabalho;

  • Melhoria das condições de trabalho,

  • Ambiente mais limpo e organizado;


Obter uma empresa estrategicamente organizada, com processos padronizados e um ambiente de trabalho saudável pode estar mais perto do que você imagina! Ficou interessado e quer saber como implementar no seu estabelecimento a metodologia 5S?


É super fácil, entre já em contato com a PROJEQ e marque uma reunião!



CONTATO

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

UFPB Campus I, Castelo Branco, João Pessoa-PB, +55 83 8206-1669- contato@ejprojeq.com

CNPJ: 23793980000122