UA-163577615-1 3 passos para tornar sua produção ecoeficiente
top of page

3 passos para tornar sua produção ecoeficiente




O termo ecoeficiência surgiu em 1992 na conferência Rio-92, pelo Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBSCD), com a ideia de reduzir os impactos ambientais aumentando o lucro das empresas. Atualmente com a globalização da sustentabilidade, a ecoeficiência vem se tornando um grande aliado das indústrias, pois vem garantindo a continuidade dos negócios em uma base sustentável.


Uma produção ecoeficiente, busca reduzir a poluição e a degradação do meio ambiente em todas as etapas de produção e não somente após a concepção do produto. Esse estilo de produção vem ganhando cada vez mais visibilidade entre as indústrias, uma vez que, além de preservar o meio ambiente, proporciona uma redução de gastos e alavanca a imagem da marca, visto que o produto irá atender as necessidades humanas provocando aumento na qualidade de vida.


Com o avanço da evolução para uma sociedade mais sustentável, as indústrias estão sendo desafiadas cada vez mais a investir em uma produção ecoeficiente e na preservação ambiental. Desafio esse que pode ser sanado com atitudes que englobam todo o setor de produção e gera maior interação e preservação do meio ambiente.

Pensando nisso, a PROJEQ trouxe “3 passos para tornar sua produção ecoeficiente”. Confira abaixo!


1. Geração alternativa de energia


Fontes alternativas de energia são uma das opções mais viáveis e importantes no meio de produção ecoeficiente, pois além de permitirem uma maior redução de custos são grandes aliadas do meio ambiente. Visto que, essas fontes de energia não liberam resíduos ou gases poluentes durante sua produção ou consumo, sendo assim considerada energia limpa.

No Brasil, as fontes de energia limpam mais comuns são a energia eólica, gerada a partir do vento, a energia solar, proveniente de raios solares e o biogás, gerado a partir da decomposição de matéria orgânica.





2. Tratamento de resíduos


Na grande maioria das indústrias, traz consigo uma série de resíduos sólidos gerados no processo produção, resíduos esses que trazem grandes prejuízos ao meio ambiente. Por isso, as indústrias ecoeficientes contém em todo o seu sistema medidas de reciclagem, reuso e reutilização de resíduos para evitar o máximo desperdício e qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) auxilia no controle e destino dos resíduos sólidos, é um documento obrigatório, exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nele há um direcionamento com alternativas para uma melhor solução de problemas recorrentes da gestão de resíduos daquela indústria em específico.



3. Compostagem


O artigo 36 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, determina a implantação de um sistema de compostagem que favoreça a redução da poluição. O sistema de compostagem é um método de tratamento onde é criado condições ideias para que os organismos decompositores presentes na própria natureza possam degradar e estabilizar os resíduos orgânicos, advindo do processo de produção.

A decomposição dos resíduos orgânicos ocorre em condições seguras para a saúde humana. A partir dela é gerado produtos que podem ser reutilizados na produção como a síntese de gás natural, trazendo uma alternativa de energia limpa para a indústria, além de produtos secundários que podem ser revendidos ou utilizados na própria indústria como fertilizantes orgânicos, condicionadores de solo.




Benefícios da produção ecoeficiente

Por ser um estilo de produção que tem como principal objetivo reduzir desperdícios utilizando sempre meios renováveis, os principais benefícios de uma produção ecoeficiente são:


  • Redução de custos: Pois esse método de produção além de fazer um melhor uso dos recursos naturais também reduz gastos na disposição final dos rejeitos da produção. Dessa maneira, garantido uma produção mais limpa.


  • Aumento da eficiência: Além da redução de custos, a marca ganha um diferencial no mercado, visto que a procura por produtos ecologicamente corretos vem crescendo cada vez mais.


  • Diferencial competitivo: Com a implementação de ações mais ecológicas a imagem da empresa ganha um diferencial competitivo, alavancando as vendas e uma maior popularização da marca.



Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre ter uma produção ecoeficiente na sua empresa? A PROJEQ pode te ajudar!

Entre já em contato e marque seu diagnóstico GRÁTIS!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page