UA-163577615-1
top of page

Utilização da Metodologia DMAIC para Otimização de Processos

No mundo da qualidade existem algumas metodologias que são utilizadas para um projeto de melhoria, e cada método se adequa ao objetivo da corporação. Dentre essas metodologias existe a metodologia DMAIC. Se trata de um método que utiliza um ciclo padronizado, para que sejam realizadas melhorias constantes. É o método utilizado no Six Sigma e é o principal fator de sucesso do mesmo.


Esse ciclo é dividido nas etapas: define, measure, analyse, improve e control.


1- O ciclo DMAIC começa no Define (definir)

É aqui que é determinado qual o alvo do projeto, quais metas a se alcançar, quantas pessoas estarão no projeto, entre outros aspectos que vão influenciar no seu andamento. No final desta etapa é determinado um indicador e através desse indicador é determinado um objetivo.

Ferramentas comuns nesta etapa são o SIPOC e a árvore CTC.

2- A segunda etapa se trata do Measure (medir)

É nessa segunda etapa que vai ocorrer o levantamento de informações através de fluxogramas ou dados levantados, utilizando ferramentas. Nesse momento já é possível observar pontos de melhoria no processo.

Ferramentas comuns na segunda etapa são o mapeamento de processos e o formulário de coleta de dados.

3- O terceiro passo é Analyse (analisar)

Nesta etapa é onde vai ocorrer a análise dos dados obtidos anteriormente em prol de achar o problema raiz do processo, sendo assim criadas ideias de melhoria.

Nessa terceira etapa, as ferramentas mais utilizadas são o diagrama de ishikawa, os 5 porquês, gráfico de dispersão, entre outros.

4- O quarto passo é o Improve (melhorar)

Aqui é onde vão ser implementadas as melhorias sugeridas através de análise de dados. Primeiro vai ser testado em pequena escala, e se for de sucesso vai ser aumentada a escala da melhoria.

Nesta etapa, se usa frequentemente a metodologia PDSA (Plan, Do, Study e Act) para os testes.

5- A última etapa se chama Control (controlar)

Nessa etapa é onde vai ser implementada a melhoria sugerida, e também ocorre a verificação do desempenho do processo. Depois disso, o processo estará pronto para um novo ciclo de melhoria.

Uma das ferramentas para a implementação da melhoria é o 5W2H.

A metodologia DMAIC é muito importante e quando utilizada de maneira correta, gera não só a melhoria dos processos mas também a cultura de melhoria constante dentro da empresa.


Você possui interesse em ferramentas de gestão? A PROJEQ é especialista nisso e pode te ajudar, entre em contato conosco e marque seu diagnóstico gratuito!



bottom of page