A eficiência produtiva é um dos aspectos essenciais para que seu negócio continue atuante no mercado. Existem diversos fatores que influenciam todo o processo para implementá-la dentro da empresa. Mas, o que é essa eficiência?
Associada com a economia do estabelecimento, ela diz respeito na minimização de custos no processo de produção de um produto, afim de evitar desperdícios e, consequentemente, perca de dinheiro. Nesse contexto, o produto será produzido de forma mais racional possível. Contudo, para evitar o desperdício, muitas empresas deixam de produzir alguns produtos ou diminuem drasticamente a produção do mesmo.
Tendo em vista essa produção racionalizada, constata-se que existe um limite produtivo na produção, funcionando como um indicativo de má gestão, ou seja, os produtos estão sendo produzidos de forma ineficiente e desnecessária. Sendo assim, a eficiência produtiva fará com que a empresa utilize de forma mais inteligente os recursos disponíveis, gastando menos e produzindo mais.
COMO IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA?
Alcançar a Eficiência Produtiva significará índices de produtividade altos, objetivo de todo bom gestor. Para alcança-lo, é preciso alguns esforços pelas empresas, afim de obter êxito. Quer introduzir esse conceito em seu negócio? Saiba como:
Invista na capacitação de seus colaboradores.
A empresa deverá admitir pessoas motivadas, que entendam as necessidades da mesma.
Tenha uma administração voltada para criatividade, melhorias, inovações, monitoramentos, etc.
Obtenha matéria prima de qualidade para a produção, pois ela afeta diretamente na racionalização dos recursos.
Adote métodos com metas e objetivos bem definidos
TIPOS
Conheça agora os 3 tipos da Eficiência Produtiva:
Capacidade produtiva realizada: Neste tipo, os problemas que acarretam em percas na capacidade produtiva são levados em consideração. Esses problemas acontecem sem uma previsão, como por exemplo: queda de energia, problemas em maquinários, etc. Aqui é feito cálculos, afim de referir o histórico dessas percas.
Capacidade produtiva instalada: Aqui é determinada a capacidade máxima da produção, sem considerar as perdas ou qualquer outro problema, para auxílio na tomada de decisões.
Capacidade produtiva disponível: É Considerado a capacidade real da Empresa, sem levar em consideração os problemas, e com isso, caso o gestar necessite de aumentar essa capacidade, ele terá de fazer mais contratações e compras de novos equipamentos.
BENEFÍCIOS
É de extrema importância que a Eficiência Produtiva seja bastante eficaz, pois, uma ineficiência nela impactará nos custos de produção. Para ter-se um trabalho eficiente, é importante que os gestores tenham conhecimento sobre o assunto, afim de tomar decisões mais assertivas, obtendo uma melhor gestão na empresa. As vantagens da Eficiência Produtiva podem ser vistas a curto prazo, e algumas podem ser observadas a seguir:
Níveis ideais de estoque no estabelecimento.
Melhor utilização dos materiais e montrole no nível da produção.
Entrega de resultados com excelência.
Adequação eficiente as demandas do consumidor.
Redução de desperdícios.
AUMENTANDO A EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM SUA EMPRESA
Sua Empresa já está em um nível bom de eficiência? Aumente ainda mais atentando-se para os seguintes passos:
Garanta a qualidade dos maquinários e equipamentos, fazendo limpezas, revisões, reparos.
Mantenha a infraestrutura da empresa adequada, para que os funcionários trabalhe de forma eficaz.
Expanda o seu negócio, abrir uma filiar em outro lugar é uma das alternativas.
Faça melhorias nos processos. Adote métodos para verificar se há disponibilidade de melhorias nos processos existentes.
Use a tecnologia em favor da redução de custos e agilidade na produção.
E agora que você descobriu a importância da Eficiência Produtiva para o seu negócio, quer implementar em seu estabelecimento, porém ainda tem dúvidas? Entre já em contato com a PROJEQ e marque já uma reunião.
Comentarios