UA-163577615-1
top of page

Cruelty Free x Cosméticos Veganos

Atualizado: 12 de mai. de 2021


Com o passar dos anos, as pessoas têm se tornado cada vez mais críticas e conscientes quanto a natureza daquilo que consomem. Isso tem influenciado potencialmente na diminuição da procura por produtos que não possuam viés sustentável ou que agridam de alguma forma animais ou o meio ambiente. Em contrapartida, houve um aumento considerável na procura por produtos veganos, potencializado nos costumes alimentícios.


Com essa nova forma de consumo, o setor de cosméticos em geral começou a se preocupar com as mudanças do mercado, trazendo mais opções de produtos com elementos naturais, veganos e cruelty free em sua composição. Mas ainda existe uma grande dúvida na definição dessas denominações. E estamos aqui para esclarecê-las.




A princípio, é importante entender o que significa cada item. Então, vamos lá:


Os cosméticos veganos:


Possuem fórmulas totalmente livres de qualquer componente de origem animal. Além disso, também não são testados em qualquer tipo de animal.

Na realidade do Brasil, a entidade responsável por verificar e atestar se um produto é realmente vegano é a Sociedade Vegetariana Brasileira. No entanto, a certificação emitida pela instituição não é um pré-requisito obrigatório.






Cruelty Free:


Em tradução livre para o português, esse selo indica que o produto é “livre de crueldade”, ou seja, não é testado em animais e, portanto, não impõe nenhum sofrimento a eles em nome da produção daquele cosmético. No entanto, um produto cruelty free não é necessariamente vegano, já que, apesar de não ser testado em animais, ainda pode conter produtos de origem animal em sua composição. Por isso, é importante prestar atenção nos ingredientes listados no rótulo.





Cosméticos Naturais:


Como o nome sugere, esses produtos são feitos a partir de matérias-primas naturais, que, de maneira geral, não prejudicam a saúde de quem os utiliza e não maltratam o meio ambiente. Para que um cosmético seja considerado natural, é obrigatório que seja cruelty free. Contudo, nem todos os produtos naturais são necessariamente veganos.






Cosméticos Orgânicos:


Os cosméticos orgânicos também são feitos com o uso de componentes naturais. No entanto, possuem um critério rigoroso a mais: é crucial que esses ingredientes sejam produzidos em um regime orgânico. Isso significa que tudo que é utilizado na “receita” do produto não possui agrotóxicos e nenhum outro tipo de químico sintético. Assim como no caso dos cosméticos naturais, os produtos de beleza orgânicos sempre precisam ser cruelty free. No entanto, nem sempre são veganos.




Dessa forma, podemos concluir que um produto considerado vegano, também será considerado cruelty free. Mas o contrário, não necessariamente é verdadeiro. Um produto cosmético cruelty free não realiza seus testes em animais, mas podem ter componentes de origem animal.


Mas e você? É produtor de cosméticos e quer saber como tornar sua linha de produtos mais sustentável? Corre e entra em contato com a gente, estamos esperando por você!

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Elinaldo Charles
Elinaldo Charles
May 11, 2021

Ótimas informações, e todas de qualidade. Amei conhecer um pouco mais sobre o tema tratado. Parabéns!

Like

Muito bom esse conteúdo, acho essencial e necessário falarmos sobre isso!

Like

patricia
patricia
May 10, 2021

Ótimo conteúdo pois assim podemos ter uma opção de produção sem testes em animais e com eficiência!

Like
bottom of page