UA-163577615-1 Como garantir a segurança na indústria de saneantes
top of page

Como garantir a segurança na indústria de saneantes

O cuidado em prevenir acidentes em diversas áreas de atuação de empresas que utilizam produtos químicos vem crescendo cada vez mais. Objetivando evitar que situações perigosas ocorram, é de grande importância tornar a produção de saneantes mais segura. O Ministério da Saúde através da ANVISA, dispõe de inúmeras resoluções que têm por objetivo regulamentar a fabricação de saneantes no Brasil, tornando-a mais segura para a empresa, para os trabalhadores e os consumidores. Elas são ditas como Boas Práticas de Fabricação (BPF). A não-execução dessas práticas pode levar a empresa produtora a arcar com multas e penalidades ambientais.


Como implementar as Boas Práticas de Fabricação na prática?


Uma grande dificuldade para as indústrias de saneantes é assegurar o controle do processo e prevenir danos ambientais e pessoais, então diante disso, as BPF são indispensáveis, pois tem por objetivo a padronização e definição de procedimentos, métodos, condições das instalações da empresa, equipamentos e manutenções, assim como matérias-primas, embalagens, condições de estocagem e aspectos relativos ao meio ambiente, trazendo melhorias na qualidade dos produtos fabricados, tornando os seguros e reduzindo ou eliminando possíveis riscos à saúde de seus usuários.


Para as empresas desses produtos, as instruções para a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) estão determinadas na Resolução - RDC nº 47, de 25 de outubro de 2013. Com o intuito de que esses produtos sejam de qualidade, as BPF devem atingir os requisitos mínimos que devem ser cumpridos pelas indústrias. Quanto à metodologia, o trabalho é realizado em etapas onde é feito o diagnóstico das empresas por meio do check-list de boas práticas, totalmente baseado na RDC 47/2013. Logo após é estabelecido um plano de ação às correções preventivas, corretivas e observadas.



É obrigatório e necessário para as indústrias, a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação, para fornecer aos colaboradores orientação técnica, para técnicas de processos e instalações, adequação dos produtos, matérias primas, instruções e procedimentos legislativos legais atuais.


Agora que você já conhece mais sobre as Boas Práticas de Fabricação e percebeu que necessita dessas práticas na sua empresa, entre em contato conosco e marque já uma reunião. A PROJEQ pode te ajudar!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page