UA-163577615-1 Como aumentar a produtividade do meu negócio
top of page

Como aumentar a produtividade do meu negócio

A grande maioria dos empreendedores tem como sonho expandir o seu negócio e, consequentemente, obter maiores porcentagens de lucro. Fato é que para potencializar tais resultados, é preciso, inicialmente, entender muito bem o seu processo, o que você oferece e onde planeja chegar.



Com possibilidade vigente de crescimento e a retomada do “normal” no cenário brasileiro, a economia no pós-pandemia tem perspectiva de ascenção. De acordo com o Ministério da Economia, já em 2021, o Brasil superou os impactos econômicos da pandemia e está pronto para crescer. Sendo assim, esse é o momento de planejar e dar um salto na produtividade interna da sua empresa, já visando ao aumento do potencial do mercado.


Neste artigo, você poderá entender quais táticas podem ser aplicadas a sua realidade possibilitando a geração de uma alta performance.


1.Conheça o seu processo:

Compreender toda a linha que está relacionada ao seu empreendimento é primordial: só se pode implementar melhorias, acelerar, otimizar e tornar mais rápido e eficaz os processos, se você, de fato, está ciente de todos os pontos que envolvem os processos internos.


É crucial entender o que é prático e traz resultados e os aspectos improdutivos a serem excluídos. Entretanto, voltamos ao parágrafo anterior, como conhecer o processo em sua totalidade e compreender os aspectos a serem analisados, gerindo estratégias que viabilizem as possíveis falhas? É um procedimento que requer conhecimento amplo e um olhar crítico para a implementação correta.


2.Padronização: a efetividade no cotidiano

Está diretamente ligado ao tópico anterior, conhecer e mapear as etapas gera uma necessidade de padronização. Mas por que padronizar? É a garantia que determinado aspecto irá ser realizado com os mínimos erros possíveis em todas as vezes que for acionado/realizado, independente da região, unidade ou pessoa; investindo de forma que a empresa tenda a funcionar em sua alta performance sem desperdícios e prejuízos. Aplicando tais padronizações em todos setores, extraindo o melhor de cada área, aproveitando o tempo e engajando resultados.


3. Planejamento: saiba quais são as suas metas

Uma meta mensurável é mais eficaz e aplicável no cotidiano do que apenas um objetivo abstrato (exemplificando: maior faturamento mensal). A falta de direcionamento tende a dificultar a produtividade de um time/setor impactando o todo. Com um planejamento definido, possibilita que o trabalho dos colaboradores flua de forma mais clara e concreta, permitindo uma maior priorização de atividades que, no futuro, irão gerar mais ganhos relacionados aos previstos. A dica é: filtre bem qual é o objetivo prioritário e, a partir disso, trace estratégias diárias/semanais que em seu conjunto fluirão para alcançar o todo e vale salientar que é essencial ter planos realistas e baseados em cenários sólidos do passado.


Ficou interessado e já deseja potencializar o seu negócio? A PROJEQ pode te ajudar, contamos com profissionais capacitados e atualizados com o mercado. Marque já uma reunião gratuita e saiba mais!

bottom of page