UA-163577615-1 Benefícios de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para as Indústrias Cervejeiras
top of page

Benefícios de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para as Indústrias Cervejeiras

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é um meio de tratamento projetado para purificar as águas residuais industriais para sua reutilização, resultando em alguns benefícios para a empresa, como a redução de custos. O objetivo de uma ETE na indústria cervejeira é retornar a água, já utilizada na produção ou em outras atividades, de maneira potável, para o meio ambiente, evitando causar efeitos prejudiciais à natureza e aos seres vivos, ou para reuso na própria indústria.


De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para cada litro de cerveja produzido, 1.5 L de água é incorporada na produção, evaporada e/ou está presente nos resíduos, todo o restante da água utilizada se torna efluente. Esses efluentes são gerados por atividades de higienização de garrafas, equipamentos e locais; na produção; nas operações de limpeza de caldeiras, tubulações e filtros; no processo de envase; no esgotamento sanitário; por vazamentos; entre outros. Essas perdas se tornam prejuízos financeiros para a indústria, de acordo com a escala produtiva e o tamanho da indústria.





O tratamento de efluentes da indústria cervejeira


Geralmente o tratamento do efluente na indústria cervejeira passa por algumas etapas clássicas e, se for necessário, pode passar por algumas etapas mais especificas de acordo com a situação. Todo o processo de tratamento feito pelas ETEs englobam um pré-tratamento, para a eliminação de impurezas do efluente, e podem passar por um tratamento anaeróbio e aeróbio, porém depende muito da produção e do material orgânico (lodo ativado). Após as etapas de tratamento, o efluente é analisado e indicado para a melhor utilização.


Pequenas cervejarias usam 8 litros de água para cada litro de cerveja, enquanto grandes cervejarias utilizam em média de 4 L em sua produção, segundo o site Ambiente Legal. Ou seja, as grandes marcas possuem condições financeiras para investir na redução do consumo de água, porém, as pequenas indústrias, que possuem uma menor disponibilidade de recursos financeiros, são as que mais consomem água na produção, e acabam tendo prejuízos e podem ser multadas. Portanto, veja alguns benefícios do uso de uma ETE na sua cervejaria!


Reutilização do efluente tratado para diversas atividades

Como a maioria das indústrias utilizam água em seus processos dentro e/ou fora da produção, o reuso do efluente tratado na limpeza de diversos locais e equipamentos, por exemplo, podem gerar uma grande economia para a indústria caso sejam reutilizados.


Redução de água na indústria

Com a reciclagem e reutilização da água usada no processo cervejeiro, será possível reduzir o uso da mesma dentro da indústria, consequentemente, produzirá menos efluente.


Preservação do meio ambiente

Com a reutilização do efluente tratado a indústria não gerará grande carga de descarte de água residual industrial em mananciais, e isso gera um resultado positivo para a imagem da empresa. Caso seja necessário o descarte do efluente, o mesmo se encontrará nas condições necessárias para ser lançado no manancial, evitando problemas com a legislação.



Evitar problemas com a legislação

A resolução do CONAMA nº 430 estabelece normas e padrões para o descarte de efluentes, o não cumprimento dos padrões estabelecidos, podem gerar multas e/ou até o fechamento da indústria, ou seja, com a ETE o efluente poderá entrar em acordo com as normas legislativas vigente.


Baixa requisição do tamanho da área de implantação

Dependendo do porte da indústria e de seus processos indústrias, implantar uma ETE pode não ocupar um grande espaço físico, pois existem diversos tipos de sistemas de tratamento de efluentes.


Alta eficiência no tratamento

Com a ETE implantada, os padrões físico-químicos necessários para o tratamento de efluente serão cumpridos gerando uma eficiência automatizada.


Quer saber mais como construir ou melhorar uma ETE em sua indústria e não sabe por onde começar? Entre em contato com a PROJEQ!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page