UA-163577615-1 5 BENEFÍCIOS DE UMA BOA GESTÃO DE ESTOQUE! E COMO ELA PODE CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DA SUA EMPRESA
top of page

5 BENEFÍCIOS DE UMA BOA GESTÃO DE ESTOQUE! E COMO ELA PODE CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DA SUA EMPRESA





Uma boa gestão de estoque pode contribuir para o crescimento da empresa, sendo uma das partes mais valiosas do negócio, fazer uma boa gestão é garantir a sobrevivência do estabelecimento.

Problemas como falta de produto, desperdício e deterioração da mercadoria são sinais de que os insumos empregados pelo estabelecimento não estão sendo geridos com eficiência, acarretando prejuízos ao negócio. O estoque é uma parte muito importante, pois está presente em todo empreendimento desde grandes lojas de varejo, setor alimentício, entre outros setores e gerir de forma eficaz impacta diretamente no poder financeiro e no capital de giro da companhia, garantindo que as estratégias e os planos propostos pelo empreendedor sejam concluídos.

E para ajudar você empreendedor a entender mais sobre os benefícios da gestão de estoque, elaboramos uma lista com 5 benefícios que uma boa gestão de estoque pode contribuir para o sucesso da sua empresa. Confira abaixo!



1- Redução de desperdícios

Manter um acompanhamento do estoque reduz as chances de excesso de mercadorias, manter um grande estoque pode apresentar diversos riscos para a empresa, como roubo, danos ao produto, produtos fora do prazo de validade, além de ocupar um espaço que pode ser usado para outros fins. Ter essa organização na gestão das mercadorias contribui para que não haja produtos remanescentes e que o capital empregado na compra das mercadorias não seja perdido.






2- Auxilia no planejamento financeiro

O controle de estoque não influencia apenas no nível operacional do estabelecimento, ele também influencia na gestão financeira e estratégica da empresa.

Com um controle assertivo dos seus insumos a empresa pode vir a fazer um planejamento estratégico de suas ações e metas, podendo mensurar com eficiência o custo das operações e do lucro do empreendimento.





3- Alinhamento dos setores da empresa

Ao mensurar melhor os insumos disponíveis na empresa e obter as informações, elas ficaram disponíveis para que outros setores da empresa possam acompanhar e trabalhar com base nessas informações alinhando o conhecimento entre o setores e evitando falhas na comunicação, sem correr o risco de vender um produto que não esteja disponível ou fora do prazo de validade, entre outros contratempos.




4- Melhorar o processo de compra


Saber o que comprar e quando comprar, pode ser um desafio para o empreendedor e uma boa gestão de estoque pode contribuir para a sua otimização.

Esse processo de compra afeta o capital disposto pela empresa e saber a quantidade certa do que comprar e quando pode evitar desperdício e futuros prejuízos tornado o processo de comprar e abastecimento do estoque mais fácil.





5- Otimiza a utilização dos recursos

Uma das razões para a busca por uma melhor gestão de estoque é para se ter um melhor controle dos insumos dispostos na empresa e fazendo manutenção do estoque e deixa-lo equilibrado para evitar perdas.

Entende-se esse processo por otimizar a utilização de seus recursos refletindo na saúde financeira da empresa. Ter um estoque grande é sinônimo de dinheiro parado o que não é o objetivo de nenhum empreendedor.




Como podemos observar os impactos positivos de uma boa gestão do estoque podem afetar vários setores da empresa e contribuir com o seu crescimento. Você empreendedor já possui gestão de estoque no seu estabelecimento? Não?


Então entre já em contato com a PROJEQ e fique por dentro do assunto!

bottom of page