UA-163577615-1 3 Motivos Para Investir na Inovação de Produtos Cosméticos
top of page

3 Motivos Para Investir na Inovação de Produtos Cosméticos

A indústria de cosméticos é um dos setores da economia que vêm crescendo muito nos últimos anos. Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), o último trimestre de 2021 foi extremamente positivo para o setor no Brasil, e os dados revelam que o faturamento chegou a R$47 bilhões de julho a setembro.


Sendo assim, por haver um grande consumo e procura pelas mercadorias, consequentemente, haverá também uma demanda contínua de pesquisas e de inovações.


Para inovar, é necessário o planejamento antecipado de ideias e etapas a serem executadas. E, não é suficiente que seja apenas uma novidade, deve haver retorno para a empresa, como por exemplo aumento de faturamento, redução de custos, etc.





Por que investir na inovação da área de cosméticos ?


1- É um grande mercado no Brasil


Como já foi apontado anteriormente, o mercado de cosméticos no Brasil vem avançando cada dia mais rápido, principalmente após a pandemia, pois circunstancialmente as pessoas passaram a se preocupar mais com o cuidado pessoal e o bem-estar físico.


Nesse caso, a concorrência se torna ainda mais forte, e em um mercado acirrado e competitivo, conseguir se diferenciar dos concorrentes é a melhor maneira de se ganhar notoriedade e espaço no seu nicho.


Além do fator competitivo, a inovação é responsável por uma boa parcela do faturamento. Portanto, a empresa que ignora a relação entre inovação e competitividade perde a chance de se reinventar e, mais importante, de crescer. Inovar é escolher sobressair no mercado.



2- Ampla variedade de produtos e público


Outro motivo, é a ampla variedade de produtos e públicos. Existem milhares de mercadorias que podem ser produzidas, e públicos que você pode atingir nesta área. Em sua empresa você pode produzir diferentes itens, diversificar seu catálogo e obter mais oportunidades no cotidiano, focando sempre na inovação.

Você pode fabricar, por exemplo, perfumes, cremes para a pele e cabelo, shampoos, itens de maquiagem, protetor solar e máscaras faciais. De acordo com os artefatos idealizados e produzidos, você pode ter diferentes públicos, homens e mulheres de diversas faixas etárias e propósitos.


3- Tendências de mercado


O mercado de cosméticos está em constante mudança, sempre acompanhando as tendências da atualidade. Inovações e tendências são comumente utilizadas em conjunto como forma de potencializar o empreendimento, e uma empresa que compreende a importância das inovações e está disposta a acompanhar as dinâmicas do mercado, certamente terá resultados positivos.

Além disso, possibilita também um aumento de vendas, uma vez que melhora o relacionamento e a comunicação da empresa para com o cliente.

Mas você deve estar se perguntando, quais são essas tendências em 2022? Podemos citar por exemplo produtos veganos (que seriam aqueles livres de ingredientes de origem animal), naturais e orgânicos, livre de parabenos, não testados em animais (cruelty free), e embalagens sustentáveis.

Dessa forma, é fácil vermos a importância de um bom planejamento para inovações e formulações de mercadorias novas. Um serviço fundamental para essa preparação é o DNP ( Desenvolvimento de Novos Produtos) que consiste na fabrição de produtos inovadores e adaptados de acordo com a necessidade do consumidor, são elaborados dentro das normas e legislação da ANVISA, é feito o estudo de formulações, testes, e também, caso seja necessário, ajustes. Além disso, ainda há a possibilidade de rotulá-los em paralelo, fazendo a descrição dos compostos utilizados na produção e instruindo quanto à forma de utilizar.

Se você ficou curioso e se interessou sobre a inovação de produtos da sua empresa fazendo uso dos serviços de DNP e rotulagem, a PROJEQ pode te ajudar nesse processo. Para saber mais é só nos mandar uma mensagem, e iremos marcar uma reunião gratuita!



bottom of page