UA-163577615-1 3 Motivos do Porquê Você Precisa de Planejamento de Layout
top of page

3 Motivos do Porquê Você Precisa de Planejamento de Layout

O planejamento de Layout, se trata de um estudo da área de construção para a determinação efetiva dos equipamentos de produção e seu posicionamento de forma estratégica e adequada, sendo uma das fases mais importantes quando se planeja abrir um negócio, independente da área de atuação, um bom planejamento é capaz de solucionar problemas a curto e longo prazo e trazer uma série de benefícios como: a otimização do seu espaço de construção, evitar problemas no fluxo das tarefas, além de ajudar na precaução de acidentes no ambiente de trabalho.


Otimização do espaço de construção

Um dos objetivos principais do planejamento de layout é oferecer uma organização efetiva do espaço em que se pretende instalar a empresa/produção, criando uma área que possa cumprir com todos os requisitos da produção, e ofereças os fatores qualitativos ideais para a operação e movimentação de funcionários e cargas em todo espaço de trabalho, garantindo entregas de maior qualidade e consistência dos processos. Além disso, o estudo prévio do local onde se pretende instalar a produção ajuda na determinação dos melhores equipamentos a serem instalados dada a realidade em análise, identificando as possíveis restrições que o local aplica.


● Evitar problemas no fluxo de tarefas:

Locais de produção bem planejados permitem que se tenha um maior aproveitamento do tempo de produção, pensar estrategicamente quanto a alocação dos seus equipamentos permite que menos seja gasto, realizando o transporte dentro da área, além de evitar problemas de gestão devido a fluxo desnecessário de funcionários entre setores. Imagine por exemplo que o setor de embalagem de sua empresa seja localizado do lado oposto ao que faz a distribuição e transporte para os pontos de vendas? Nessa situação há um grave problema de alocação de recursos, para se evitar esse tipo de situação é importante o acompanhamento de profissionais competentes e aptos durante a elaboração da planta de seu negócio.


Precaução de acidentes no ambiente de trabalho:

A legislação de segurança do trabalho define como dever do empregador garantir condições adequadas de trabalho. O planejamento efetivo de seu espaço de produção auxilia na tarefa de fornecer um ambiente mais seguro, diminuindo o tráfego desnecessário de funcionários na produção como mencionado anteriormente, fazendo um planejamento efetivo de áreas de estocagem, trazendo também a garantia da segurança do consumidor, evitando a contaminação de produtos, além disso o estudo das condições que envolvem a temperatura e ventilação da área, pode otimizar gastos posteriores com equipamentos não ligados diretamente ao processo produtivo.


Por fim, é importante destacar que esses são somente alguns dos benefícios que um bom planejamento pode trazer para o seu negócio, independente do porte da sua empresa, um bom estudo dos processos e a implementação de uma estratégica para a otimização do seu espaço pode ser o que falta para que sua empresa atinja novos níveis de competitividade no mercado.


Outro ponto que merece atenção é que nunca é tarde para se fazer uma revisão do seu layout atual, podendo ser otimizado após o exame adequado das condições do local, por isso se ficou interessado nesse tópico, e gostaria de saber mais sobre o assunto entre em contato conosco e agende o seu diagnóstico gratuito com a PROJEQ, nosso time de especialista está sempre preparados para oferecer o melhor produto para você e seu negócio.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page