UA-163577615-1 O QUE FAZER PRO SEU NEGÓCIO NÃO FECHAR EM PLENA PANDEMIA?
top of page

O QUE FAZER PRO SEU NEGÓCIO NÃO FECHAR EM PLENA PANDEMIA?


É visto que, o contexto atual gerado pelo COVID-19 despertou mudanças no mercado. Dessa forma, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, seja alterando seus processos ou buscando inovação de acordo com as demandas da sociedade.

Com base nessa nova realidade, a análise de viabilidade é um divisor de águas em tomada de decisões para se estruturar ou se reerguer neste momento de possível crise, onde empresas prezam pela diminuição de gastos, ao mesmo tempo que mudanças são necessárias para que o impacto a longo prazo seja menor, e a segurança dos investimentos torna-se ainda mais importante.

O objetivo de um estudo de viabilidade é mitigar os riscos envolvidos em um negócio, assim, um bom estudo de viabilidade envolve vários pontos de vista, nós consideramos três dimensões que podem ser analisadas:

· Viabilidade da demanda.

· Viabilidade econômica.

· Viabilidade técnica.

Este serviço apresenta uma definição teórica a respeito de mercado consumidor, mercado concorrente e o mercado fornecedor, evidenciando as principais características de cada um, sendo necessário traçar algumas metas assertivas para conquistar o espaço no mercado. Assim, viabilizando grandes oportunidades de expansão àqueles que têm interesse de levar seu empreendimento para outras partes do mundo.

Se você está começando um negócio, tem apenas uma ideia, sabe se ela é viável? O primeiro passo é definir e estruturar essa ideia. Essa estruturação não precisa ser nada complexa, mas atente-se a algumas variáveis necessárias:

·Qual problema o seu negócio resolve?

·Quem é o cliente?

·Como o seu produto gera valor para o cliente?

Existem várias formas de analisar a existência de demanda, principalmente usando a internet. A maneira mais prática e efetiva é entrevistar diretamente os seus possíveis clientes. O objetivo da entrevista deve ser assegurar se o problema que o seu produto se propõe a resolver existe e se o cliente pagaria por uma solução.

Ainda dentro da análise de viabilidade de mercado é importante mapear quem são os seus concorrentes diretos e substitutos. É primordial investir um bom tempo nessa análise, ela pode trazer muitas informações importantes acerca do ambiente competitivo.

Um negócio viável é aquele que consegue suprir uma demanda e consegue se manter rentável. O estudo de viabilidade econômica financeira visa reduzir o risco de investimento e identificar se o negócio é sustentável, prevendo se os retornos obtidos pelo negócio têm previsão de repor o investimento inicial em um prazo razoável.

Agora, no estudo de viabilidade técnica é o momento de descobrir se a equipe é capaz de desenvolver o produto ou entregar o serviço. O objetivo dessas etapas é descobrir se é possível desenvolver a solução com a tecnologia disponível e se o valor do desenvolvimento pode ser absorvido pela equipe. O ideal antes de partir para o desenvolvimento do produto é desenvolver um protótipo mínimo viável.

O objetivo de um estudo de viabilidade em sí, não é garantir que um negócio “dê certo”, mas de reduzir ao máximo a incerteza e o risco em torno de uma nova operação.

Esse serviço, traz importante benefícios econômicos como as projeções claras que são trabalhadas nas coletas e verificação de dados, a exigência da precisão nos dados, um planejamento eficiente, pois quando se faz essa análise também se têm, consequentemente, melhores soluções para eventuais problemas que venham a surgir.

Portanto, em uma visão mais ampla, apesar de não ser capaz de dar uma resposta definitiva se um projeto será lucrativo ou não, uma análise de viabilidade econômica consegue prever minimamente os resultados e provém uma base para o investimento do empreendedor, como uma conclusão se a presente ideia é viável no contexto do seu negócio.

Então, tem uma ideia e está inseguro quanto ao investimento? A PROJEQ pode te ajudar. Trabalhamos com soluções em Engenharia química e química industrial capazes de alavancar o seu negócio. Ficou interessado? Entre em contato com a gente e agende já uma reunião.

0 comentário
bottom of page