UA-163577615-1
 

O que é a biossegurança? Para que serve? Onde usar?

Atualizado: 17 de set. de 2021

A biossegurança tornou-se ainda mais relevante desde o aparecimento dos primeiros casos de COVID-19, porém, sempre foi indispensável em diversos lugares e empresas, seja ela de pequeno ou grande porte. Então, o que é a biossegurança? De acordo com a definição dada pela ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) configura biossegurança como “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”

Em outras palavras, biossegurança são ações conjuntas para prevenir e minimizar ou até eliminar os riscos à saúde e integridade dos funcionários, clientes e até o meio ambiente. Como já foi citado, a biossegurança é essencial em todos os lugares, como restaurantes, laboratórios, hotéis, indústrias, escolas, hospitais, entre outros.


De acordo com a portaria Nº 2606/GM/MS, de 28 de dezembro de 2005, e a Portaria Nº 70/SVS/MS, de 8 de julho de 2008, é exigido que os laboratórios implementem medidas de biossegurança.


Ter a adequação à biossegurança também agrega valor ao seu negócio, pois demonstra o cuidado de controlar os riscos biológicos existentes, que podem gerar danos ao cliente e a equipe. Garantir a segurança para todos os envolvidos e terceiros nas condições atuais torna-se obrigatório para o seu estabelecimento.


Como se aplica a biossegurança? Aqui estão algumas formas de aplicações.


  • Mantendo a limpeza e desinfecção dos ambientes, assim como pisos, janelas e equipamentos usados são medidas que ajudam a evitar a transmissão de doenças.

  • Usando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) geralmente esses são usados em indústrias, laboratórios e hospitais.