UA-163577615-1 Maximizando a eficiência dos seus processos: Como medir o desempenho da empresa?
top of page

Maximizando a eficiência dos seus processos: Como medir o desempenho da empresa?

A busca pela eficiência é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Processos bem definidos e executados podem aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. No entanto, para aumentar a eficiência dos processos, é necessário medir o desempenho da empresa de maneira adequada.


Existem diversas formas de medir o desempenho dos processos da empresa, e a escolha do método mais adequado depende das particularidades de cada organização.


Segundo Robert S. Kaplan, doutor em Administração de Empresas pela Harvard Business School, se você não pode medir, você não pode gerenciar. Em se tratando de processos isso é sem dúvidas indiscutível.


Uma das maneiras mais comuns de medir a eficiência dos processos é por meio de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Eles podem ser usados para avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas e para identificar possíveis problemas que precisam ser resolvidos. Para escolher os KPIs adequados, é importante entender quais são os objetivos da empresa e quais são os processos mais críticos para o seu sucesso.



Por exemplo, se a empresa tem como objetivo reduzir o tempo de entrega dos produtos, o KPI pode ser o tempo médio de processamento do pedido. Já se a empresa deseja melhorar a qualidade dos produtos, o KPI pode ser o número de produtos defeituosos por lote.


Outros exemplos seriam, a quantidade de vendas (mês/ano), quantidade de novos clientes, ciclo médio de produção, custo por unidade produzida, avaliação da qualidade, custo de marketing dentre outros.


Lembre-se que esses indicadores podem variar de empresa para empresa. cada negócio tem suas particularidades e exigirá que a gestão entenda o que é necessário para atingir os objetivos estabelecidos.


É imprescindível que as empresas tenham conhecimento dos fatores que influenciam o sucesso ou o fracasso de suas operações para manter sua competitividade no mercado.


Ficou interessado e pretende usar indicadores para aumentar a eficiência do seu negócio? A PROJEQ pode te ajudar a maximizar os seus processos, entre em contato conosco e marque seu diagnóstico gratuito.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page