UA-163577615-1 Criando uma estratégia de marketing: Conheça e faça uso dos 4 Ps
top of page

Criando uma estratégia de marketing: Conheça e faça uso dos 4 Ps

Para a sua empresa, uma estratégia sólida e eficiente de marketing é essencial, pois elas permitem que você pense em formas diferenciadas de alavancar o seu negócio, a partir de ações de baixo custo e alto impacto que sejam criativas e voltadas para o consumidor ideal. Porém, como você pode estar criando essa estratégia?


Por meio dos 4 Ps ou mix de marketing, que basicamente consiste em 4 pilares que são variáveis controláveis pelas empresas. Portanto, são decididas internamente, no momento do planejamento e conforme os objetivos de marketing, para estimular as respostas dos clientes.


Além disso, são variáveis interdependentes, já que uma influencia a outra e depende da outra para o seu sucesso. Devido a isso, elas precisam ser planejadas em conjunto para que estejam alinhadas e provoquem uma percepção única e relevante sobre a marca.


Visto essa descrição, é importante apresentar quais são esses 4 Ps:



P de Preço

Embora nem sempre seja visto como uma tarefa de marketing, a precificação desempenha um papel fundamental na construção da imagem de uma marca e é, de fato, o único elemento do composto de marketing que gera receita para a empresa. Por isso, é considerada uma das definições mais importantes do mix de marketing.


P de Produto

O produto é o cerne da atividade empresarial, pois é o meio pelo qual as empresas cumprirão as necessidades e desejos dos consumidores, proporcionando-lhes benefícios e agregando valor às suas vidas. Na verdade, o produto é o elemento central do composto de marketing, pois os outros três Ps - preço, promoção e praça - orbitam em torno dele.


P de Praça

O termo "praça" no composto de marketing tem origem na palavra em inglês "Place", que se refere aos canais de distribuição e aos pontos de venda, são físicos ou virtuais. É por meio desses canais que a empresa consegue disponibilizar seu produto ou serviço para o consumidor final.


P de Promoção

O "P" de Promoção é um elemento do composto de marketing que geralmente é mais conhecido pelo público em geral. No entanto, é importante não confundir esse conceito com a ideia de descontos e liquidações. Na verdade, o termo "promoção" neste contexto refere-se às estratégias que as empresas utilizam para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. Isso inclui ações de publicidade, promoções de vendas, relações públicas e marketing direto, entre outros. O objetivo da promoção é fazer com que os consumidores conheçam, desejem e comprem o produto ou serviço da empresa.


Agora, tendo o conhecimento necessário, você pode aplicar isso para formular a sua estratégia, começando pelo seu público-alvo, o mercado em que vai se inserir e adiante, aplicando os conceitos anteriormente falados.


Ficou interessado e pretende usar os 4 Ps para aumentar a eficiência do seu negócio? Planeja aumentar a eficiência de alguma outra área? Entre em contato conosco. A PROJEQ pode te ajudar,marque seu diagnóstico gratuito.


0 comentário
bottom of page