UA-163577615-1
top of page

Como se preparar 100% para reabrir sua escola

Na terça-feira do dia 10 de Agosto de 2021, teve início a operação volta às aulas a qual o PROCON da Paraíba fiscalizou cerca de 29 escolas particulares, sendo 19 delas notificadas devido ao descumprimento de decretos vigentes e leis consumeristas. Com essa ação, vê-se a importância da adequação as normas de Biossegurança.


A biossegurança é um conjunto de medidas e normas empregadas para prevenir os membros atuantes em determinada instituição, de riscos biológicos e ainda evitar acidentes de trabalho, tendo o intuito de criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes nocivos aos membros corporativos.

Tendo em vista o atual e contínuo cenário pandêmico, tornou-se necessário o reforço de medidas de Biossegurança. Por isso, é importante ressaltar algumas dicas para manter essas ações em dias:

  • Estabeleça os protocolos de biossegurança adequados para escola.

Os protocolos são as ações que a gestão da escola precisará definir para que sejam possíveis as atividades presenciais e híbridas. Para definir os protocolos de biossegurança escolares, primeiramente é preciso atentar-se sobre orientações sanitárias de cada Estado e Município.

Visto que já foram definidos os protocolos de biossegurança para a escola, é necessário capacitar os indivíduos que deverão cumpri-los.

  • Capacite seus funcionários sobre a nova realidade.

Um forte trabalho de conscientização deverá ser realizado para que os protocolos sejam seguidos. É preciso que todos do ambiente escolar estejam por dentro das ações. Uma dica é começar capacitando os professores, a coordenação, os funcionários da limpeza. Com o grupo alinhado, a escola ganha multiplicadores e boa visibilidade na comunidade.

A capacitação de todos será muito importante para empregar uma cultura que respeite os protocolos de biossegurança pré-determinados.

  • Faça avaliações periódicas para tomar decisões.

É preciso saber se os protocolos definidos estão sendo seguidos e se são efetivos. Promova reuniões com seus professores, pais e alunos. Ouça e entenda de cada um como está a aplicação dos protocolos, qual a opinião deles, se há algo que impossibilite ou dificulte a execução, para que haja um melhor cumprimento.

  • Mantenha os protocolos de regulamentação em dias!

É imprescindível que haja um acompanhamento dos regulamentos fornecidos pelo Governo, e também normas cumpridas pela escola. Com o momento que estamos passando, é importante que estejamos atentos sobre todos os decretos e atribuições que nos são disponibilizados para evitar advertências, notificações e multas.


Ficou interessado em como colocar os protocolos de Biossegurança do seu estado em prática, mas ainda não sabe como? A PROJEQ te ajuda! Entre em contato conosco e marque já uma REUNIÃO GRATUITA.


1 comentário

1件のコメント


Suevelly Beatriz
Suevelly Beatriz
2021年9月24日

Temos que estarmos sempre atentos as normas do nosso estado para reabrir todo tipo de estabelecimento.

いいね!
bottom of page