UA-163577615-1 Como a implementação da eficiência produtiva pode maximizar os resultados do seu negócio
top of page

Como a implementação da eficiência produtiva pode maximizar os resultados do seu negócio





Com o aumento na competitividade entre as empresas nos últimos anos, houve uma ampliação significativa na utilização das chamadas técnicas de análise de eficiência produtiva, que é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do empreendimento. Porém, o que é eficiência produtiva?

O sistema de eficiência produtiva pode ser definido como: “A capacidade de utilizar da forma otimizada os recursos disponíveis. Uma virtude que pode agregar um imenso valor a empresa, característica que pode ser atribuída a uma pessoa, máquina ou técnica de gestão”.


Benefícios da implantação da eficiência produtiva


  • Melhoramento do desempenho produtivo: Com a implantação da eficiência produtiva no seu negócio todos os esforços e investimentos irão de fato serem aproveitados no procedimento;


  • Diminuição do desperdício de energia: Poderá ser observado uma diminuição no gasto de energia elétrica quanto no gasto de energia em forma de trabalho;


  • Diminuição no tempo de execução das tarefas: Gerando uma otimização no trabalho, podendo alcançar metas mais rapidamente, aproveitando mais a jornada de trabalho, etc;



Cada empresa possui uma forma de gerar seus produtos, contudo não é assegurado que isso vá lhe fazer produzir eficientemente, o que leva as organizações a perder parte de seus insumos durante a produção e bastante dinheiro com este desperdício.


Para minimizar essas perdas e beneficiar a empresa é importante contar com projetos bem estruturados, maquinário eficiente e moderno, evitando assim grandes perdas, utilizando e aproveitando integralmente seus insumos. Alguns pontos chaves da eficiência produtiva está relacionado em como implementar ações que podem transformar o ambiente de trabalho. Cativar seus funcionários é estar apostando em uma boa qualidade trabalho, pesquisas afirmam que quando os colaboradores de uma empresa estão desmotivados, a tendência é que seu potencial produtivo diminua vertiginosamente, além de construir um ambiente de trabalho ocioso e depressivo.


Outro fator importante é estar sempre aberto há novas tecnologias. O cenário atual caminha para um crescimento exponencial tecnológico cada vez maior, um exemplo disso são os números expressivos do surgimento de novos e-commerces. A sociedade está sempre à procura de opções mais rápidas, mais práticas e mais urgentes e uma ótima saída para alcançar essas variáveis é fazer uso de novas tecnologias, otimizando-se a cada dia. Manter a mente aberta para o progresso tecnológico pode ser decisivo em um alcance maior de mercados, levando a um aumento de demanda.





Falando em evolução, aperfeiçoar e investir em sua mão de obra é estar investindo diretamente nesse avanço. Capacitar os funcionários para que eles estejam sempre antenados e qualificados para acompanharem as novas tendências nos cenários do mercado, é apostar em oferecer sempre um serviço de qualidade, tornar seus colaboradores servidores competitivos, qualificados, engajados e proeficientes, levando a uma força de trabalho capaz de procurar e se jogar em novos desafios.


Estar em constante desenvolvimento e abraçar novas tecnologias e métodos, também pode ser um desafio para muitos empreendedores, pois é normal adotar uma doutrina que gere bons resultados e não querer mudar, porém estar acomodado e relutante em abraçar a modernização com o tempo pode acarretar muitas baixas em um negócio, em piores casos até a falência.


Ir em busca de novos mercados, lançar-se em novos desafios, são os pontos chaves que alimentam a visão de muitas empresas. Permanecer na inércia não é uma opção para líderes focados em crescer e a constante mudança na demanda do mercado só alimenta e cria novas áreas para se conseguir investir e conquistar mercados, pois não se conquista o diferente se permanecer estático.


Como observamos, a eficiência produtiva está ligada a várias áreas do empreendimento e investir na sua implementação pode gerar inúmeros benefícios no seu negócio. Ficou curioso é quer saber mais sobre?


Entre já em contato com a PROJEQ! Podemos te ajudar a dar um "up" no seu processo.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page