É comum sabermos que os alimentos devem ser bem preservados,porém arquivos e documentos também devem ser conservados da forma correta, inclusive tecidos quando guardados de forma inadequada se desgastam mais rápido. Mercadorias com sinais de deterioração, afetam a reputação da marca, podendo trazer sérias questões financeiras para a empresa.
Seguir as diretrizes de organização de BPF (Boas Práticas de Fabricação) é de extrema importância, pois manterá não apenas a qualidade do produto, como também trará maior longevidade ao mesmo.
Sinais de desgaste:
“Como sei que preciso desse método?”
Primeiro é necessário observar o estado dos seus produtos antes de fazer qualquer entrega, sigamos com o exemplo de alimentos, caso o mesmo esteja com manchas escuras, aspecto úmido, presença de falhas em sua embalagem e presença de rachaduras em frutas. Em caso de frestas em frutas, é necessário descarte imediato.
Para papeis, observe se eles têm marcas amareladas, rasgos ou com superfície úmida. Em tecidos, geralmente eles ficam com textura ásperas, pequenos buracos e perda de cor original, mais comumente conhecida como cor desbotada.
Tecidos assim como os alimentos podem trazer doenças quando não conservados com cuidado, como eczema, surtos de asma, rinite e pneumonia.
Armazenamento:
Deve estar afastado da parede e pisos com 45cm de distância mínima, limpeza constante, o ambiente deve ser esterilizado com frequência e uso de pisos e pinturas impermeáveis.
Produtos gelados: devem estar em frigoríficos específicos com fluxo contínuo de refrigeração e menor interação possível.
Produtos químicos: separar por utilidade, evitar armazená-los perto do estoque de alimentos.
Documentos ou Papelaria: a área deve estar com umidade constante de 50%. Estantes devem ser de metal, com revestimento de base esmalte e tratados por fosfatação para evitar ferrugem e entrada controlada de luz.
Tecidos/Roupas: sempre devem estar penduradas e organizadas, não utilizar plástico para armazenar os tecidos, uso de sachê de giz para controle de umidade.
Métodos Laboratoriais:
Métodos utilizados apenas em mercadorias alimentícias, com intuito de aumentar sua longevidade durante seu armazenamento: Enlatamento; Congelamento; Secagem; Liofilização; Pasteurização; Cura.
Enlatamento: retira a maior porcentagem de microrganismos presentes no alimento e em sua vizinhança.
Congelamento: refrigeramento dos alimentos.
Secagem: redução da quantidade total de água.
Liofilização: também chamado de criodessecação, redução da quantidade total de água congelada.
Pasteurização: destruição de microrganismos patogênicos presentes no alimento.
Cura: uso de sal para combater deterioração causada por bactérias.
Sempre é necessário estar ciente dos Métodos de Conservação (BPF), seguir suas diretrizes trará uma melhor imagem para a sua marca, melhor controle de qualidade dos seus produtos e impedir possíveis desperdícios de financeiros.
Interessados em saber mais sobre os BPF? A PROJEQ oferece o serviço, é só mandar uma mensagem e já marcamos uma reunião gratuita para explicarmos mais sobre.
Kommentare