UA-163577615-1 3 Setores importantes para implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF)
top of page

3 Setores importantes para implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF)

O Manual de Boas Práticas de Fabricação é imprescindível para qualquer empresa que trabalhe diretamente com a produção, podendo caber até penalidades para aqueles que não estiverem de acordo com a legislação.


Resumidamente um Manual de BPF é um documento que guiará a empresa enquanto a fabricação segura de seus produtos. Estando presente a descrição de todas as atividades executadas desde a saúde e higienização dos colaboradores até os utensílios necessários para a produção e manuseamento dos insumos. Tudo isso de acordo com a legislação da Anvisa.


Por isso, resolvemos apresentar 3 segmentos onde as BPF podem ser aplicadas e sua importância:


Setor Alimentício: Além de garantir a segurança para a saúde dos consumidores é extremamente importante para assegurar a qualidade dos alimentos, desde a escolha dos ingredientes até o produto final. As BPF nesse setor incluem medidas de higiene, controle de qualidade, rastreabilidade e documentação adequada de todo o processo.

Setor de Cosméticos e Saneantes: Proporcionar uma produção segura para os colaboradores durante todas as etapas do processo e entregar um produto padronizado e eficaz para o consumidor. As BPF nesse setor incluem medidas de higiene, controle de qualidade, testes de segurança e documentação adequada de todo o processo produtivo.

Setor Farmacêutico: Diminuir as chances de contaminação cruzada durante o processo de fabricação de medicamentos e garantir a eficácia do mesmo. Nesse setor, as BPF abrangem desde a escolha dos ingredientes até a embalagem final do produto, com ênfase na higiene, controle de qualidade e documentação adequada de todo o processo.

Apresentando esses pontos, pôde-se perceber a importância do Manual de Boas Práticas de Fabricação e como, independentemente do setor, assegura-se dois pontos: segurança e qualidade. Outras vantagens seriam a diminuição de perdas e desperdícios e uma boa estruturação para o trabalho dos colaboradores.


Atenção! Fique atento, pois mesmo que tenha um BPF pronto na sua empresa ele deve ser atualizado e seus funcionários devem receber um treinamento adequado sobre os procedimentos contidos nele.


Por isso, deve-se buscar com atenção uma empresa especializada para realizar esse projeto com o máximo cuidado possível, afinal envolve a garantia de que o seu produto passa por um processo seguro e eficaz desde sua fabricação até as mãos do cliente.


Tendo em vista esse máximo cuidado, a PROJEQ que já tem experiência de execução deste serviço, pode te ajudar a regularizar a sua produção. Ficou interessado? Quer saber mais? entre em contato conosco e marque seu diagnóstico gratuito!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page