UA-163577615-1
 

Segurança alimentar no setor de gelados comestíveis.


Com a rapidez da informação, os consumidores têm experimentado mudanças cada vez mais necessárias no setor alimentício no que se diz respeito a segurança de sua produção. A segurança dos alimentos é um requisito que precisa ser vistoriado por todos, tendo em vista os riscos a saúde caso sejam consumidos como doenças, ferimentos etc. Além dos prejuízos econômicos devido falhas na produção.


Com as mudanças no mercado, um setor que vem crescendo de forma expansiva é o gelados comestíveis, que datam sua existência desde 250 a.c. Desde então, o sorvete vem se reinventando e os consumidores se tornando cada vez mais preocupados com os alimentos que consomem, desde a forma que é produzido até as medidas que são adotadas para a sua segurança. Essa mudança comportamental dos consumidores pode ser exemplificada por um estudo realizado por Ackay em 2012, onde mostra que os consumidores preferem aguardar que os órgãos responsáveis regulamentem e se responsabilizem pela segurança dos alimentos, não sendo diferente do que acontece com o setor de gelados comestíveis.


Como prova disso em 2012, 23 empresas desse setor que receberam os certificados de Boas Práticas de Fabricação (BPF) aumentaram suas vendas significativamente e uma das indústrias que receberam o certificado conseguiu contrato com uma rede se supermercado que exigia esses parâmetros dos estabelecimentos para que os produtos pudessem ser revendidos no local.