UA-163577615-1
top of page

Por que ter um planejamento de pós-vendas na sua empresa?


Um dos focos do pós-vendas é tratar o cliente de forma humanizada, sem a intenção inicial de vender, mas de manter uma boa relação com o seu cliente. Isso pode ser feito, por exemplo, entrando em contato com ele dias depois e pedindo um feedback, ou perguntando as mudanças que ele está percebendo no estabelecimento dele após o serviço já prestado, ou até mesmo durante o processo. Tendo um pós-venda efetivo haverá fidelização do seu cliente, e é muito mais fácil vender pra quem já conhece a qualidade dos serviços e dos atendimentos, do que para pessoas que estão conhecendo agora. Isso seria como um plano para retenção, atenção e continuação para com o cliente, fazendo com que esse comprador não seja perdido, o que garante o crescimento orgânico e sustentável da sua empresa em um mundo onde as pessoas pesquisam cada vez mais preços e tendem a comprar menos por causa disso, mas quando se tem esse acompanhamento é estabelecida de maneira inconsciente a reciprocidade do cliente com a empresa.


Como já foi citado anteriormente esse método não tem o intuito principal de vender, mas sim de ser lembrado pelo cliente, e isso pode não render uma nova venda com ele, mas irá gerar indicações do seu serviço por parte desse cliente, abrindo possibilidades de ser realizada a venda pra uma pessoa do ciclo social dele ou para outras corporações que atuem na mesma área. Há diversas maneiras de estabelecer conexão com o seu consumidor, que são por exemplo: ligar no aniversário dele para felicitá-lo, ou no aniversário de entrega do projeto e perguntar como estão indo os negócios; fazer algum post sobre o serviço no Instagram e marcar o cliente, para que assim ele reposte e outras pessoas do mesmo segmento acabem vendo e quem sabe se interessando em contratar o mesmo serviço, ou até mesmo de forma despretensiosa pedir a ele recomendações.


As ações do pós-venda devem ser feitas de forma planejada e sem uma quantidade específica, mas eu recomendo empregar no mínimo uma, porém é importante ressaltar que quanto mais ações você fizer visando acompanhar o cliente, maiores serão suas chances de fidelizá-lo. Essas ações podem ser aplicadas até uma semana após a entrega do projeto para saber o nível de satisfação, ou meses depois para oferecer um novo serviço já que o mais importante é não deixar o cliente esquecer de você, mas lembrando que a maneira de implementação desse método e a quantidade de operações depende da estratégia montada pela sua empresa.


Vamos agora de benefícios que o pós-vendas traz para a sua empresa, sendo um deles o ganho de autoridade no mercado, uma vez que com clientes fidelizados a empresa consegue se manter sustentável e não passará por grandes problemas. Outro benefício é o reforço da imagem da empresa, já que com esse tratamento de pós-vendas, realizado de forma humanizada, os atuais clientes e os clientes em potencial terão uma boa imagem da empresa e isso facilita as vendas, além de também ajudar a criar um diferencial competitivo, pois existem diversas outras corporações focadas apenas na venda, e com isso deixam de criar conexão com os clientes, impedindo involuntariamente que voltem a comprar. E, por fim, não se deve esquecer que esse método dá suporte ao marketing, pois todos os benefícios citados anteriormente enchem os olhos de clientes em potencial que possivelmente irão contratar a empresa futuramente.


Você possui interesse em ferramentas de gestão? A PROJEQ é especialista nisso e pode te ajudar, entre em contato conosco e marque seu diagnóstico gratuito!

Comments


bottom of page