UA-163577615-1
 

POP’s e a Padronização Para Elevar o Nível do Seu Restaurante

Ao analisarmos as grandes redes de restaurantes, podemos reconhecer um fator fundamental entre elas e que é responsável pelo sucesso desse modelo de negócio: a padronização. Um exemplo é o Mcdonald's - ao comprar um lanche em algum dos 35 mil restaurantes da franquia, seja no Brasil ou no outro lado do planeta, o lanche vai ser preparado da mesma maneira, buscando manter um padrão de sabor, tempo de preparo e tornar satisfatória a experiência do cliente.



Na prática, a padronização está diretamente ligada à organização do ambiente e da produção, que vai alavancar um aumento na produtividade dos funcionários e redução dos custos de produção, que é refletido para o consumidor em um serviço mais eficiente, com padrão de qualidade independente do dia de produção, resultando em uma maior fidelização de clientes.


E agora vai a pergunta: como posso padronizar os processos e otimizar a produção da minha empresa? A resposta são os POP’s – Procedimentos Operacionais Padrão –, documentos técnicos de caráter descritivo, ou seja, ao analisarmos alguma operação, seja essa a limpeza de uma máquina ou a preparação de uma pizza, este documento vai descrever como realizá-la, de forma que, independente de quem esteja realizando a operação, seja possível obter o mesmo resultado.


Para cumprir com sua função, um POP tem que conter algumas informações, são elas:


<