UA-163577615-1
top of page

Otimização: Ferramentas de qualidade na indústria de alimentos

O mercado de alimentos tem crescido cada vez mais e com tanta competitividade, a preocupação com a qualidade do processo e do produto final é crescente. Neste cenário, o setor da qualidade mostra-se de extrema importância e o sistema de gestão da qualidade cada vez mais estratégico.


As inovações tecnológicas fizeram com que as necessidades dos clientes se transformassem. Com essa mudança, as empresas viram a necessidade da evolução. A competição do mercado exigiu das organizações mudanças nos seus processos de produção e de gestão, para que assim as mesmas se mantivessem inseridas no mercado.


Novas estratégias e planos de ação foram necessários para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Apesar da evolução tecnológica, o princípio da qualidade segue o mesmo: a busca pela melhoria contínua para atender as expectativas e necessidades dos clientes. E aí que entram as famosas ferramentas de qualidade!


As ferramentas da qualidade são usadas para que a empresa possa se assegura de que seus processos entregam o valor que seus clientes (internos e externos) esperam dos produtos e serviços oferecidos. Trata-se de um conjunto de técnicas de gerenciamento usadas para se analisar, medir, encontrar problemas e achar soluções em processos de negócios.


3 Ferramentas de qualidade que vão colaborar com seu sistema de gestão:


5s


O 5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.

A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S:


· Seiri – Senso de utilização

· Seiton – Senso de organização

· Seiso – Senso de limpeza

· Seiketsu – Senso de padronização

· Shitsuke – Senso de disciplina.


Mapeamento de processos: BPM


Um mapa de processos é uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Ele mostra quem e o que está envolvido em um processo e pode ser usado em qualquer empresa ou organização, revelando áreas onde um determinado processo deve ser melhorado.


Ferramenta da qualidade PDCA


Usada na melhoria de processos, é uma das mais tradicionais ferramentas da qualidade, devido a sua efetividade.

PDCA significa:

  • Planejar

  • Fazer (do, em inglês)

  • Checar

  • Agir

Trata-se de uma metodologia. Uma técnica de gestão interativa que consiste justamente nestes quatro passos, e que tem como objetivo melhorar os processos e os produtos de forma contínua.


Como a PROJEQ pode te ajudar?


Neste cenário de transformações envolvendo a qualidade, podemos citar o monitoramento dos processos em tempo real e a otimização da tomada de decisão como grandes mudanças trazidas por esta nova Era da qualidade. Nós da PROJEQ prezamos muito pela gestão da qualidade e a otimização de processos e buscamos sempre capacitar nossos membros e clientes a fim de alcançar melhores resultados em seus processos.


E você, ta querendo melhorar o gerenciamento da sua empresa e não sabe por onde começar, entra em contato agora com a gente e marque já o seu diagnóstico totalmente gratuito! Estamos te esperando.



2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Suevelly Beatriz
Suevelly Beatriz
23 de jul. de 2021

É sempre importante estarmos procurando ferramentas que nos ajudem a otimizar nossos processos e mais importante ainda é aplica-las. Incrível o conteúdo

Curtir

Ana Clara Moura
Ana Clara Moura
23 de jul. de 2021

Ferramentas de otimização muito úteis na otimização da qualidade dos processos, principalmente na indústria de alimentos. Conteúdo muito bom 👍

Curtir
bottom of page