UA-163577615-1
 

O que fazer para aumentar o tempo de vida útil do meu produto?

Segundo o dicionário, “Validade” refere-se a “qualidade ou condição de algo que se encontra em condições de produzir os efeitos dele esperados; valimento”, este é um dos termos usados com frequência no âmbito alimentício, devido sua faceta voltada para designar o período de tempo que determinado alimento permanece íntegro, em bom estado, e de forma que possa garantir a segurança daqueles que o consomem.



Mais conhecido como Shelf life, o “tempo de prateleira” pode ser aliado desde pequenos à médios empresários que desejam investir no estudo de seus produtos, favorecendo um cenário onde cliente-vendedor tenham benefícios mútuos, onde um adquire um produto de qualidade e seguro, e outrem, ganha maior visibilidade no mercado por assegurar por mais tempo os aspectos sensoriais, químicos e térmicos que agrega determinado produto, além de reduzir possíveis desperdícios.

Mas afinal, como conseguir aumentar essa vida útil para ainda manter os atributos designados? A resposta está na escolha correta do método de conservação. A exposição a fatores como luminosidade excessiva, ambientes com temperaturas extremas, entre outros fatores externos, como também, fatores inerentes ao produto, por exemplo, atividade de água, acidez, entre outros, são alguns exemplos de possíveis agentes que se potencializados, podem ser prejudiciais.