UA-163577615-1
top of page

Inovação e Culinária Japonesa no Brasil: Um diferencial pra seu estabelecimento

Trazendo na bagagem a culinária exótica, no começo do século passado, os Japoneses implementaram tradições e costumes milenares, cultivando suas receitas e passando de geração para geração. Contudo, ganhou forte adesão perante os brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Culinária Japonesa (ABCJ), em todo o Brasil, o crescimento dessa cultura oriental se deu cerca de 700% nos últimos dez anos.

Conquistando vários apreciadores do mundo inteiro, essa cultura vem chamando bastante atenção por conta de seus pratos exóticos, saudáveis e com uma bela variedade de cores. A culinária japonesa consiste em pratos feitos de arroz, peixes e carnes, além dos temperos como o shoyu, wasabi, misso, entre outros.

Mais conhecido entre os diversos pratos dessa culinária, o sushi é um prato que ganhou bastante aceitação por parte dos amantes da comida japonesa. Esse prato surgiu de uma técnica bastante antiga, onde era armazenado o peixe entre o arroz cozido.

Atualmente, frente ao cenário de crescimento da comida japonesa no mercado brasileiro, e com a chegada do novo Coronavírus ao Brasil, estabelecimentos com delivery de sushi não ficaram em baixa. Segundo sócios e proprietários de restaurantes desse ramo, os efeitos econômicos gerados pelo covid-19 têm sidos uma oportunidade, e não representaram uma crise neste setor.

Todavia, apesar da grande aceitação pelos clientes e com o aumento dos estabelecimentos, os restaurantes precisam enfrentar uma barreira em comum: como ter um diferencial para competir com os concorrentes e ter sucesso nesse segmento?

Os japoneses, na intenção de agradar o paladar dos brasileiros, fizeram diversas modificações em sua culinária. Segundo Jo Takahashi, da Fundação Japão, em sua entrevista para Revista Gula em maio de 2008, houve grandes mudanças neste setor.

Da mesma maneira, inovar é uma boa solução para quem quer se destacar frente a toda essa competitividade. Os clientes estão sempre interessados em novidades surpreendentes. Portanto, apresentar inovações em seu restaurante trará bons resultados e poderá garantir lucros bastante significativos.


DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PRODUTO NO SEU ESTABELECIMENTO DE CULINÁRIA JAPONESA


Uma ótima opção de inovação no estabelecimento de comida Oriental, é o desenvolvimento de um novo produto. A situação exige dos empreendedores uma nova perspectiva do seu negócio; com flexibilidade, resiliência e, em alguns casos, reinvenção, e assim, se destacar diante dos concorrentes.

Ideias inovadoras, especialmente no setor de alimentos, devem sempre estar em constante movimento, acompanhando as tendências do mercado. Porém, inovar não é um processo tão simples quanto se parece. Confira abaixo 2 erros comuns cometidos por quem quer desenvolver um novo produto:


1- Copiar seu concorrente- Na maioria das vezes, quem copia não consegue reproduzir o sucesso provindo da ideia do concorrente. Além do mais, se você quer inovar, é preciso de uma ideia que seja superior à do seu concorrente, e não uma cópia do que já existe.


2- Confundir uma boa ideia com um ótimo produto- Ter uma ideia extraordinária não vai lhe garantir sucesso, é preciso ter um bom planejamento e estudo à frente do desenvolvimento do seu produto, pois a boa aceitação perante o mercado e clientes depende de vários fatores.


Um passo crucial e bastante importante que deve ser seguido antes de lançar um novo produto já pré-determinado, é a análise de mercado. É de extrema importância estudar o mercado no qual aquele produto será inserido. Com esse estudo, você obterá informações como a viabilidade econômica, ou seja, os custos do produto e seus possíveis retornos.


Agora que você entendeu um pouco mais sobre inovação na Culinária Japonesa, e deseja desenvolver um produto ou aperfeiçoar sua produção, saiba que a PROJEQ pode te ajudar nisso. Entre em contato agora mesmo conosco e marque já sua reunião GRATUITA.

0 comentário
bottom of page