UA-163577615-1
top of page

Ferramentas da Qualidade: Importância da utilização estratégica

Sabe-se que atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes com relação a serviços e produtos e , diante disso, prezar pela qualidade é um fator estratégico que faz com que empresas saiam na frente da concorrência.


Mas, conseguir manter um padrão não é fácil e, por isso, existem diversas ferramentas de gestão da qualidade para garantir que se atinja os resultados esperados. Por meio das ferramentas é possível identificar, resolver problemas e tomar decisões com objetivo de aumentar a satisfação dos consumidores.


Neste artigo focaremos nas ferramentas: diagrama de Ishikawa (ou diagrama espinha de peixe), diagrama de Pareto, folha de verificação , 5W2H e matriz GUT.


1. Diagrama de Ishikawa


O diagrama de Ishikawa (ou diagrama espinha de peixe) é uma maneira efetiva de organizar e identificar as causas de um problema. A estrutura do diagrama segue a figura abaixo, onde as causas são agrupadas em:

  • Mão de obra: onde se deve avaliar como as pessoas envolvidas na atividade influenciam o problema;

  • Máquina: se avalia como os equipamentos utilizados no processo influenciam o problema;

  • Matéria prima: analisa como a qualidade e o tipo dos materiais utilizados influenciam o problema;

  • Método: verifica como a forma de desenvolver o trabalho influencia a qualidade;

  • Meio-ambiente: observa como o meio em que a atividade está sendo desenvolvida influencia o problema.


A cada causa estabelecida é importante questionar “Por que isso acontece?” para se chegar na raiz do problema. A partir dessa definição é importante coletar dados para verificar a frequência com que as causas ocorrem, para realizar a correção do(s) problema(s).


2. Diagrama de Pareto


O Diagrama de Pareto é utilizado para visualizar e classificar os processos das empresas de acordo com a frequência com que as causas dos problemas ocorrem.

Essa ferramenta é conhecida também por 80/20, onde 80% das consequências são

resultados de 20% das causas. Isso significa, que às vezes o maior número de problemas ressalta em pouco prejuízo; e o menor número de problemas acumulados podem gerar perdas maiores.


O gráfico com os dados coletados é de barras em forma decrescente e por frequência, como representado na imagem abaixo, deixando visual os problemas que precisam ser resolvidos com urgência nas organizações, se tornando uma ferramenta essencial na tomada de decisões.



3. Folha de Verificação


É considerada uma das ferramentas da qualidade de aplicação mais simples e eficaz no controle de falhas, que ajuda a reduzir consideravelmente a perda de tempo. Ela consiste, resumidamente, em uma lista de itens pré definidos que facilitam coleta e análise de dados. A imagem abaixo exemplifica uma aplicação desse checklist.

4. 5W2H

O 5W2H consiste em uma ferramenta utilizada para fazer planos de ação que facilita a distribuição de responsabilidades.


A sigla é composta pelas iniciais em inglês de sete perguntas, são elas:

  • What (qual ação precisa ser feita?)

  • Why (por que será feita?)

  • Where (onde será feita?)

  • When (quando será realizada?)

  • Who (por quem será realizada?)

  • How (como será realizada?)

  • How much(quanto vai custar?)

A partir da resposta dessas sete perguntas haverá um melhor direcionamento do que precisa ser feito, tornando a execução mais clara para colaboradores e as melhorias mais realistas.


5. Matriz GUT


A matriz GUT é muito utilizada nas empresas para priorizar problemas e guiar a gestão estrategicamente.

GUT é a sigla que resume:

  • (G) Gravidade: refere-se ao impacto e consequência do problema caso ele ocorra;

  • (U) Urgência: representa a necessidade de sanar o problema;

  • (T) Tendência: refere-se à possibilidade de agravamento do problema.

Dentre as vantagens de sua utilização, estão a facilidade de definição de prioridades por meio de análise quantitativa, assim, seu uso permite a definição/escolha de ações corretivas e preventivas para os problemas de maior relevância.


Portanto, cada ferramenta possui uma função diferente e toda situação deve ser analisada para saber qual será a mais efetiva para correção dos problemas. Então, se você quer aplicar alguma ferramenta da qualidade no seu empreendimento e não sabe como começar, a PROJEQ pode te ajudar! Entre em contato conosco e marque uma avaliação gratuita do seu negócio.


0 comentário
bottom of page